Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS INCLUSIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DA BIOFÍSICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Abordagens acerca do tema inclusão em cursos de formação de professores deveria ocupar um lugar comum no Ensino Superior, como um processo de educação continuada, em vez de ser específico a uma disciplina com ementa própria, ou ao momento de escrita do trabalho de conclusão de curso ou estágio. Incluir atividades acadêmicas com esta temática em diferentes disciplinas pode contribuir à reflexão e consequente adoção de rotinas que visem a inclusão. O ensino da disciplina Biofísica é desafiador, visto ser esta uma área do conhecimento que abrange uma dimensão interdisciplinar, atravessando outras áreas do saber, cujos princípios aplicáveis aos sistemas biológicos necessita de pré-requisitos dos estudantes. Nesta perspectiva, durante o estudo da disciplina Biofísica, alunos de uma universidade estadual do interior da Bahia, que cursam Licenciatura em Ciências Biológicas, no turno noturno, foram desafiados a apresentar propostas metodológicas a partir dos conteúdos da ementa e adaptá-las às necessidades educacionais específicas de alunos com deficiência. Assim, os discentes buscaram em fontes seguras na internet sugestões de atividades que se enquadrassem na proposta da disciplina, que deveriam ser apresentadas e/ou aplicadas. As sugestões metodológicas apresentadas variaram entre jogos, que podiam ser aplicados diretamente aos/entre os alunos assim como por meio de aplicativos, além de atividades práticas com uso de materiais de laboratório ou com seus substitutos equivalentes. Nas adequações às necessidades educacionais das pessoas com deficiência, autismo, surdez e cegueira foram as mais citadas nas adequações metodológicas. A atividade proposta na disciplina foi relatada pelos licenciandos como relevante e importante à formação acadêmica visto a ausência de abordagem da temática da inclusão no decorrer do curso nas disciplinas cursadas até então. Ademais, discutir possibilidades metodológicas que atendam a todos os alunos inseridos no ensino regular foi bastante enriquecedor e suscitou discussões com levantamento de possibilidades outras, além daquelas que foram incialmente apresentadas.

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