Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NA ESCOLA INCLUSIVA E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109053
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 5491
    "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NA ESCOLA INCLUSIVA E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O objetivo com este artigo é apresentar os resultados do estudo em que analisamos e refletimos sobre as possibilidades de trabalho na escola inclusiva, considerando o campo de atuação do professor e as demandas com estudante público da Educação Especial. Nessa escola inclusiva as demandas indicadas pelos profissionais são as mais diversas e, para garantir a participação de todos, a variabilidade de habilidades e necessidades de cada estudante no processo de aprendizagem precisam ser atendidas e contempladas. Faz-se necessário, portanto, refletir sobre as práticas adotadas pelos professores do ensino regular em parceria com os professores do Atendimento Educacional Especializado na busca de romper barreiras no acesso de todos os estudantes às atividades pedagógicas. Partindo da premissa que cada um aprende de forma distinta e, por vezes, única, é necessário repensar essas práticas pedagógicas. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) reconhece a multiplicidade de caminhos possíveis para se aprender e os estilos distintos de aprendizagem de cada pessoa. Construir um planejamento a partir do DUA é possibilitar o acesso ao currículo para todos os estudantes, independente de experienciar ou não uma deficiência. Realizamos assim, pesquisas de cunho bibliográfico, com abordagem de maior ênfase no aspecto qualitativo. Como resultado parcial, refletimos sobre a importância de um movimento escolar, para efetivação de um trabalho colaborativo para o desenvolvimento de ações que favoreçam a inclusão escolar para todos, evidenciando o DUA que, a partir de seus princípios e diretrizes, possibilita a construção de um planejamento das aulas para minimizar as barreiras inerentes ao currículo que impedem os estudantes de participarem e aprenderem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5491_TB274_26102024170849.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SCHAPPO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquelschappo@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109053
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 5491
    "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NA ESCOLA INCLUSIVA E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O objetivo com este artigo é apresentar os resultados do estudo em que analisamos e refletimos sobre as possibilidades de trabalho na escola inclusiva, considerando o campo de atuação do professor e as demandas com estudante público da Educação Especial. Nessa escola inclusiva as demandas indicadas pelos profissionais são as mais diversas e, para garantir a participação de todos, a variabilidade de habilidades e necessidades de cada estudante no processo de aprendizagem precisam ser atendidas e contempladas. Faz-se necessário, portanto, refletir sobre as práticas adotadas pelos professores do ensino regular em parceria com os professores do Atendimento Educacional Especializado na busca de romper barreiras no acesso de todos os estudantes às atividades pedagógicas. Partindo da premissa que cada um aprende de forma distinta e, por vezes, única, é necessário repensar essas práticas pedagógicas. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) reconhece a multiplicidade de caminhos possíveis para se aprender e os estilos distintos de aprendizagem de cada pessoa. Construir um planejamento a partir do DUA é possibilitar o acesso ao currículo para todos os estudantes, independente de experienciar ou não uma deficiência. Realizamos assim, pesquisas de cunho bibliográfico, com abordagem de maior ênfase no aspecto qualitativo. Como resultado parcial, refletimos sobre a importância de um movimento escolar, para efetivação de um trabalho colaborativo para o desenvolvimento de ações que favoreçam a inclusão escolar para todos, evidenciando o DUA que, a partir de seus princípios e diretrizes, possibilita a construção de um planejamento das aulas para minimizar as barreiras inerentes ao currículo que impedem os estudantes de participarem e aprenderem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5491_TB274_26102024170849.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SCHAPPO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquelschappo@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo com este artigo é apresentar os resultados do estudo em que analisamos e refletimos sobre as possibilidades de trabalho na escola inclusiva, considerando o campo de atuação do professor e as demandas com estudante público da Educação Especial. Nessa escola inclusiva as demandas indicadas pelos profissionais são as mais diversas e, para garantir a participação de todos, a variabilidade de habilidades e necessidades de cada estudante no processo de aprendizagem precisam ser atendidas e contempladas. Faz-se necessário, portanto, refletir sobre as práticas adotadas pelos professores do ensino regular em parceria com os professores do Atendimento Educacional Especializado na busca de romper barreiras no acesso de todos os estudantes às atividades pedagógicas. Partindo da premissa que cada um aprende de forma distinta e, por vezes, única, é necessário repensar essas práticas pedagógicas. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) reconhece a multiplicidade de caminhos possíveis para se aprender e os estilos distintos de aprendizagem de cada pessoa. Construir um planejamento a partir do DUA é possibilitar o acesso ao currículo para todos os estudantes, independente de experienciar ou não uma deficiência. Realizamos assim, pesquisas de cunho bibliográfico, com abordagem de maior ênfase no aspecto qualitativo. Como resultado parcial, refletimos sobre a importância de um movimento escolar, para efetivação de um trabalho colaborativo para o desenvolvimento de ações que favoreçam a inclusão escolar para todos, evidenciando o DUA que, a partir de seus princípios e diretrizes, possibilita a construção de um planejamento das aulas para minimizar as barreiras inerentes ao currículo que impedem os estudantes de participarem e aprenderem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.