Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS NA INCLUSÃO DO AUTISTA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114519
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8060
    "inscrito_id" => 4316
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA INCLUSÃO DO AUTISTA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA"
    "resumo" => "O presente estudo investiga a inclusão de alunos autistas no processo de escolarização. Foi desenvolvido com o objetivo de abordar os desafios enfrentados na inclusão desses alunos no sistema educacional brasileiro, considerando que a falta de profissionais capacitados, a necessidade de formação contínua para professores e o suporte insuficiente às famílias são obstáculos que precisam ser superados para garantir uma educação justa e equitativa. Para tanto, foi necessário analisar a escassez de capacitação adequada dos professores, de recursos e apoio especializado, bem como a falta de conscientização e compreensão sobre o autismo por parte da comunidade escolar. Além disso, discute-se as barreiras e a ausência de adaptações curriculares, refletindo como elas dificultam a participação plena e igualitária dos alunos autistas no ambiente escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A metodologia envolveu a consulta a livros, artigos científicos, documentos oficiais, teses e dissertações, seguida por uma leitura ampla e sistemática dos textos selecionados. A revisão da literatura abrangeu bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos CAPES, focando em termos-chave como autismo, inclusão escolar e desafios. Diante disso, evidenciou-se a falta de suporte e orientação adequados às famílias, frequentemente sobrecarregadas pela falta de assistência das instituições educacionais e de saúde. Além disso, destacou-se a importância de ações coordenadas entre governo, escolas, profissionais de saúde e familiares, levando à seguinte conclusão: somente através de esforços colaborativos e integrados será possível promover um ambiente educacional mais justo e acessível, onde cada estudante, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possa desenvolver todo o seu potencial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4316_TB8060_05082024192134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLYSABEL ARAÚJO VERAS"
    "autor_nome_curto" => "Wallysabel Araú"
    "autor_email" => "wallysabelveras@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114519
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8060
    "inscrito_id" => 4316
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA INCLUSÃO DO AUTISTA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA"
    "resumo" => "O presente estudo investiga a inclusão de alunos autistas no processo de escolarização. Foi desenvolvido com o objetivo de abordar os desafios enfrentados na inclusão desses alunos no sistema educacional brasileiro, considerando que a falta de profissionais capacitados, a necessidade de formação contínua para professores e o suporte insuficiente às famílias são obstáculos que precisam ser superados para garantir uma educação justa e equitativa. Para tanto, foi necessário analisar a escassez de capacitação adequada dos professores, de recursos e apoio especializado, bem como a falta de conscientização e compreensão sobre o autismo por parte da comunidade escolar. Além disso, discute-se as barreiras e a ausência de adaptações curriculares, refletindo como elas dificultam a participação plena e igualitária dos alunos autistas no ambiente escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A metodologia envolveu a consulta a livros, artigos científicos, documentos oficiais, teses e dissertações, seguida por uma leitura ampla e sistemática dos textos selecionados. A revisão da literatura abrangeu bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos CAPES, focando em termos-chave como autismo, inclusão escolar e desafios. Diante disso, evidenciou-se a falta de suporte e orientação adequados às famílias, frequentemente sobrecarregadas pela falta de assistência das instituições educacionais e de saúde. Além disso, destacou-se a importância de ações coordenadas entre governo, escolas, profissionais de saúde e familiares, levando à seguinte conclusão: somente através de esforços colaborativos e integrados será possível promover um ambiente educacional mais justo e acessível, onde cada estudante, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possa desenvolver todo o seu potencial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4316_TB8060_05082024192134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLYSABEL ARAÚJO VERAS"
    "autor_nome_curto" => "Wallysabel Araú"
    "autor_email" => "wallysabelveras@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo investiga a inclusão de alunos autistas no processo de escolarização. Foi desenvolvido com o objetivo de abordar os desafios enfrentados na inclusão desses alunos no sistema educacional brasileiro, considerando que a falta de profissionais capacitados, a necessidade de formação contínua para professores e o suporte insuficiente às famílias são obstáculos que precisam ser superados para garantir uma educação justa e equitativa. Para tanto, foi necessário analisar a escassez de capacitação adequada dos professores, de recursos e apoio especializado, bem como a falta de conscientização e compreensão sobre o autismo por parte da comunidade escolar. Além disso, discute-se as barreiras e a ausência de adaptações curriculares, refletindo como elas dificultam a participação plena e igualitária dos alunos autistas no ambiente escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A metodologia envolveu a consulta a livros, artigos científicos, documentos oficiais, teses e dissertações, seguida por uma leitura ampla e sistemática dos textos selecionados. A revisão da literatura abrangeu bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos CAPES, focando em termos-chave como autismo, inclusão escolar e desafios. Diante disso, evidenciou-se a falta de suporte e orientação adequados às famílias, frequentemente sobrecarregadas pela falta de assistência das instituições educacionais e de saúde. Além disso, destacou-se a importância de ações coordenadas entre governo, escolas, profissionais de saúde e familiares, levando à seguinte conclusão: somente através de esforços colaborativos e integrados será possível promover um ambiente educacional mais justo e acessível, onde cada estudante, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possa desenvolver todo o seu potencial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.