Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRPE/ UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114463
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7971
    "inscrito_id" => 13538
    "titulo" => "O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRPE/ UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS"
    "resumo" => "O presente trabalho discute o uso do celular na educação , trazendo resultado de uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão de curso feita com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos causaram mudanças significativas nos âmbitos social, empresarial e educacional. A partir de leituras para a realização desta pesquisa, observamos que a forma de aquisição de conhecimento dos alunos já não é mais centrada nos professores, eles têm usado as (TIC), como por exemplo, celular como ferramenta de aprendizagem, buscando por documentos e tirando suas dúvidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso o do celular feito pelos alunos de curso de Licenciatura em Pedagogia da (UFRPE)/(UAG). Contamos com uma abordagem quantitativa e qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, nos valemos do questionário. A investigação nos mostrou que os alunos do curso de pedagogia fazem de aplicativos do celular com fim de auxiliar as atividades didáticos pedagógicos. Os mesmos usam para a comunicação, partilhar informações, produzir e editar de trabalhos acadêmicos na sala de aula, realizar leituras, fazem também o uso do sig@UFRPE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além fazerem o uso as redes sociais para se comunicar com os demais colegas, e realizar diversas pesquisas em ferramentas de produção online. Desse modo, afirmamos que é frequente a quantidade de alunos que usam o celular na Universidade, com o percentual de 97%. de 153 respondentes. Para os alunos, o uso do celular possibilita autonomia e é uma ferramenta de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13538_TB7971_04082024222008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA MARIA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda Melo"
    "autor_email" => "fernandamariademelo89@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114463
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7971
    "inscrito_id" => 13538
    "titulo" => "O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRPE/ UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS"
    "resumo" => "O presente trabalho discute o uso do celular na educação , trazendo resultado de uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão de curso feita com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos causaram mudanças significativas nos âmbitos social, empresarial e educacional. A partir de leituras para a realização desta pesquisa, observamos que a forma de aquisição de conhecimento dos alunos já não é mais centrada nos professores, eles têm usado as (TIC), como por exemplo, celular como ferramenta de aprendizagem, buscando por documentos e tirando suas dúvidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso o do celular feito pelos alunos de curso de Licenciatura em Pedagogia da (UFRPE)/(UAG). Contamos com uma abordagem quantitativa e qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, nos valemos do questionário. A investigação nos mostrou que os alunos do curso de pedagogia fazem de aplicativos do celular com fim de auxiliar as atividades didáticos pedagógicos. Os mesmos usam para a comunicação, partilhar informações, produzir e editar de trabalhos acadêmicos na sala de aula, realizar leituras, fazem também o uso do sig@UFRPE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além fazerem o uso as redes sociais para se comunicar com os demais colegas, e realizar diversas pesquisas em ferramentas de produção online. Desse modo, afirmamos que é frequente a quantidade de alunos que usam o celular na Universidade, com o percentual de 97%. de 153 respondentes. Para os alunos, o uso do celular possibilita autonomia e é uma ferramenta de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13538_TB7971_04082024222008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA MARIA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda Melo"
    "autor_email" => "fernandamariademelo89@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho discute o uso do celular na educação , trazendo resultado de uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão de curso feita com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos causaram mudanças significativas nos âmbitos social, empresarial e educacional. A partir de leituras para a realização desta pesquisa, observamos que a forma de aquisição de conhecimento dos alunos já não é mais centrada nos professores, eles têm usado as (TIC), como por exemplo, celular como ferramenta de aprendizagem, buscando por documentos e tirando suas dúvidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso o do celular feito pelos alunos de curso de Licenciatura em Pedagogia da (UFRPE)/(UAG). Contamos com uma abordagem quantitativa e qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, nos valemos do questionário. A investigação nos mostrou que os alunos do curso de pedagogia fazem de aplicativos do celular com fim de auxiliar as atividades didáticos pedagógicos. Os mesmos usam para a comunicação, partilhar informações, produzir e editar de trabalhos acadêmicos na sala de aula, realizar leituras, fazem também o uso do sig@UFRPE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além fazerem o uso as redes sociais para se comunicar com os demais colegas, e realizar diversas pesquisas em ferramentas de produção online. Desse modo, afirmamos que é frequente a quantidade de alunos que usam o celular na Universidade, com o percentual de 97%. de 153 respondentes. Para os alunos, o uso do celular possibilita autonomia e é uma ferramenta de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.