Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM, TRANSFORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: O CASO DA ESCOLA ODÉ KAYODÊ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho compõe um dos elementos avaliativos da disciplina Educação Pública, Emancipatória ou Reprodutiva, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (PPGDH/UnB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que aborda a relevância de práticas pedagógicas alternativas, tendo como plano de fundo a cultura afro-brasileira, a partir de um contexto de reconstrução da educação em direitos humanos, tendo o Estudo de Caso como estratégia de pesquisa realizada na Escola Odé-Kayodê, situada na cidade de Goiás/GO. Assim, ao elegermos essa escola como objeto de investigação, buscamos contribuir para as reflexões acerca da pluralidade da educação enquanto direito social e da importância de debates que promovam a compreensão do que é educar para transformar com vistas à emancipação. Dessa forma, com base no aporte teórico de Schilling (2014), Demo (2015), Freire (2011), dentre outros, compreendemos ser necessário um esforço hermenêutico coletivo que promova intercâmbio epistemológico, com preocupações de uma “escola justa”, trazida pela necessidade de reflexão diante de uma sociedade capitalista, meritocrática e injusta. Nesse sentido, a emergência de um novo modelo escolar centrado na aprendizagem e envolvendo alunos e professores traz, em escolas alternativas, sinais de possíveis iniciativas, se observadas por dentro em suas concepções práticas e sócio pedagógicas. Ademais, o espectro ideológico da “emancipação” se intensifica num movimento de transformação da pedagogia de uma concepção burguesa do ensino, basicamente instrutiva, para a aprendizagem autoral, colaborativa, organicamente fundada na autonomia freireana. Finalmente, concluímos ser mister que as escolas rompam com os ditames da política neoliberal que impõe o aprisionamento de estudantes na pedagogia instrucionista, que por sua vez defendem processos formativos restritos às salas de aulas em detrimento da aprendizagem significativa e do desenvolvimento do espírito crítico.

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