CAMILO, Jonhatan De Matos et al.. Moviema, projeto de extensão na educação básica. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114434>. Acesso em: 25/12/2024 22:23
Esta comunicação propõe apresentar o Projeto de Extensão Moviema aos profissionais da educação, com suas múltiplas atividades que atendem gratuitamente os estudantes da escola IEMA Pleno São Luís, seus pais e responsáveis, professores e os moradores do entorno, no bairro do Centro. Funciona entre 17h e 20h, após as atividades regulares da escola. Tem ações organizadas dentro dos eixos estruturantes: Cultural: Teatro, Libras, Tambor de Crioula “Quinta das Laranjeiras”, Dança, Inglês Básico e Inglês Intermediário, Fotografia, Música (prática instrumental) e Artes visuais (atividades práticas de desenho e pintura); Científico: Robótica (iniciante e avançado), Matemática Básica; Esportivo: Karatê, Futsal feminino, Futsal masculino, Voleibol feminino, Voleibol masculino, Handbol, Natação feminina, Natação Masculina, Arqueria, Basquete masculino, Xadrez, Capoeira; Bem-estar: Hidroginástica e Ioga e eixo de empreendedorismo: Suporte e Manutenção de Informática e Marketing e produção audiovisual. O Projeto possui uma essência acolhedora e formativa, visando contribuir para fortalecer o protagonismo juvenil, que já tem a vivência dos Itinerários Formativos, entre outras atividades, que os estudantes já têm no Ensino Médio. Temos o prazer de fomentar em todas as atividades, a valorização das expressões regionais e locais de forma a promover o desenvolvimento cultural, físico, e mental de todos os envolvidos. Entendemos que estas atividades não apenas movimentam o contraturno do local, mas atua gerando bem-estar e satisfação do público ao qual se destina. O sociólogo Pierre Bourdieu afirma que as práticas culturais são determinadas, em grande parte, pelas trajetórias educativas e socializadoras dos agentes, onde o gosto cultural é produto e fruto de um processo educativo, ambientado na família e na escola e não fruto de uma sensibilidade inata dos agentes sociais. Neste contexto, gerador de capitais e trocas simbólicas, o Projeto Moviema se reinventa, envolvendo a comunidade, agregando voluntários, firmando parcerias, colhendo bons frutos e fazendo história.