Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE JUVENTUDES NO ÂMBITO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112864
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5670
    "inscrito_id" => 15716
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE JUVENTUDES NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "Existe uma diversidade de concepções sobre juventude na contemporaneidade, especialmente no âmbito educacional, considerando a relação entre as percepções dos profissionais que atuam diretamente com jovens e documentos oficiais, como a legislação e os documentos curriculares. Nesse contexto, é possível que ocorram divergências entre essas percepções e as diretrizes estabelecidas oficialmente. Desta forma, questiona-se qual a concepção de juventude desses profissionais e se essas concepções estão alinhadas às dos documentos oficiais. Assim, o objetivo deste trabalho emerge do problema da pesquisa que é o de identificar quais as concepções desses profissionais e se elas estão em consonância com os documentos oficiais. No que diz respeito ao recorte documental, o foco está na Constituição Federal, no Estatuto da Juventude, na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Norte. No que concerne aos profissionais, o direcionamento recai sobre os técnicos pedagógicos do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos, setor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, responsável pela promoção de políticas públicas relacionadas aos Direitos Humanos e a Cultura de Paz no ambiente escolar. O percurso metodológico deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, combinadas com entrevistas semiestruturadas. Esta modalidade de entrevista permite que se tenha maior liberdade no diálogo, com os referidos profissionais, no sentido de averiguar as dimensões quantitativas e qualitativas do objeto, considerando as representações sociais de cada um, e consequentemente, do grupo em questão. A partir de então, as relações entre as perspectivas dos documentos e dos profissionais foram estabelecidas. Em suma, mediante a pesquisa, foram identificadas que existem convergências e divergências quanto às concepções de juventude, entre os participantes da pesquisa e as apresentadas pelos documentos oficiais, tendo em vista sua diversidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15716_TB5670_27102024175540.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA INGRIDY DANTAS AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA INGRIDY"
    "autor_email" => "maria.ingridy.707@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112864
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5670
    "inscrito_id" => 15716
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE JUVENTUDES NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "Existe uma diversidade de concepções sobre juventude na contemporaneidade, especialmente no âmbito educacional, considerando a relação entre as percepções dos profissionais que atuam diretamente com jovens e documentos oficiais, como a legislação e os documentos curriculares. Nesse contexto, é possível que ocorram divergências entre essas percepções e as diretrizes estabelecidas oficialmente. Desta forma, questiona-se qual a concepção de juventude desses profissionais e se essas concepções estão alinhadas às dos documentos oficiais. Assim, o objetivo deste trabalho emerge do problema da pesquisa que é o de identificar quais as concepções desses profissionais e se elas estão em consonância com os documentos oficiais. No que diz respeito ao recorte documental, o foco está na Constituição Federal, no Estatuto da Juventude, na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Norte. No que concerne aos profissionais, o direcionamento recai sobre os técnicos pedagógicos do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos, setor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, responsável pela promoção de políticas públicas relacionadas aos Direitos Humanos e a Cultura de Paz no ambiente escolar. O percurso metodológico deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, combinadas com entrevistas semiestruturadas. Esta modalidade de entrevista permite que se tenha maior liberdade no diálogo, com os referidos profissionais, no sentido de averiguar as dimensões quantitativas e qualitativas do objeto, considerando as representações sociais de cada um, e consequentemente, do grupo em questão. A partir de então, as relações entre as perspectivas dos documentos e dos profissionais foram estabelecidas. Em suma, mediante a pesquisa, foram identificadas que existem convergências e divergências quanto às concepções de juventude, entre os participantes da pesquisa e as apresentadas pelos documentos oficiais, tendo em vista sua diversidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15716_TB5670_27102024175540.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA INGRIDY DANTAS AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA INGRIDY"
    "autor_email" => "maria.ingridy.707@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Existe uma diversidade de concepções sobre juventude na contemporaneidade, especialmente no âmbito educacional, considerando a relação entre as percepções dos profissionais que atuam diretamente com jovens e documentos oficiais, como a legislação e os documentos curriculares. Nesse contexto, é possível que ocorram divergências entre essas percepções e as diretrizes estabelecidas oficialmente. Desta forma, questiona-se qual a concepção de juventude desses profissionais e se essas concepções estão alinhadas às dos documentos oficiais. Assim, o objetivo deste trabalho emerge do problema da pesquisa que é o de identificar quais as concepções desses profissionais e se elas estão em consonância com os documentos oficiais. No que diz respeito ao recorte documental, o foco está na Constituição Federal, no Estatuto da Juventude, na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Norte. No que concerne aos profissionais, o direcionamento recai sobre os técnicos pedagógicos do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos, setor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, responsável pela promoção de políticas públicas relacionadas aos Direitos Humanos e a Cultura de Paz no ambiente escolar. O percurso metodológico deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, combinadas com entrevistas semiestruturadas. Esta modalidade de entrevista permite que se tenha maior liberdade no diálogo, com os referidos profissionais, no sentido de averiguar as dimensões quantitativas e qualitativas do objeto, considerando as representações sociais de cada um, e consequentemente, do grupo em questão. A partir de então, as relações entre as perspectivas dos documentos e dos profissionais foram estabelecidas. Em suma, mediante a pesquisa, foram identificadas que existem convergências e divergências quanto às concepções de juventude, entre os participantes da pesquisa e as apresentadas pelos documentos oficiais, tendo em vista sua diversidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.