VARJAO, Levi Menezes. Movimentos sociais como espaço educativo. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114389>. Acesso em: 25/12/2024 00:38
RESUMO Este artigo traz como objetivo uma análise dos movimentos sociais e da sua contribuição nos processos educativos. Para atingir este objetivo, o estudo traz a princípio, os conceitos de movimentos sociais na atualidade; prosseguindo, demonstra a concepção de movimentos sociais na visão de alguns autores, com atenção especial para as ideias da socióloga Maria da Gloria Marcondes Gonh, com uma definição espacial-temporal e uma abordagem com o intuito de entender como os indivíduos, no decorrer de suas histórias de vida e através do desenvolvimento de aprendizagem experiencial, construíram saberes e conhecimentos na participação em um movimento social. Para atingir tal objetivo, foi analisado um estudo de uma pesquisa qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, com narrativas de histórias de vida de seis participantes de um movimento brasileiro que têm a participação de jovens de diversas partes do país. Trata-se, portanto, da análise de um estudo já pronto que possibilitou a compreensão de experiências educativas vividas em movimentos sociais ajudam na autonomia dos sujeitos que experimentam e se conscientizam da necessidade de cidadania participativa perante a realidade local e global tão presentes na sociedade contemporânea. Para Marcondes Gonh (2006) diz que, “Movimentos sociais são ações sociopolíticas construídas por atores sociais coletivos que fazem parte de diferentes classes e camadas sociais, pronunciadas em determinados panoramas de situações socioeconômicas e política de um país, designando um círculo político de força social na sociedade civil”. Os atos de tais movimentos são estruturados a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em conflitos, litígios e disputas vivenciados pelo grupo na sociedade. Essas ações são estendidas dentro de um processo social e político cultural que designa uma identidade coletiva para o movimento, tomando como partida os interesses em comum.