Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: DIMENSÕES E TRAJETÓRIA NA REDE EDUCA MAIS NO MARANHÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo abordar uma política educacional desenvolvida nas escolas integrais propedêuticas, denominadas Centros Educa Mais, da rede estadual do Maranhão: a Recomposição das Aprendizagens. No histórico de ações relacionadas à temática, de 2017 a 2019, houve ações de nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática com o uso de sequências didáticas; nos anos de 2020 e 2021, a Coordenação Pedagógica, pertencente à Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral, sistematizou o nivelamento por meio da elaboração de projeto baseado nos resultados de Avaliação Diagnóstica de Entrada e de simulado do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, e garantindo formação específica para as equipes escolares; Para que então, em 2022, fosse implementado o primeiro Ciclo de Recomposição das Aprendizagens, constituído por planos de trabalhos validados pela Gestão Pedagógica dos Centros, promovendo o uso de metodologias ativas e a interdisciplinaridade (todos os componentes do currículo, tanto da Formação Geral Básica como da Parte Diversificada, tornam-se corresponsáveis). Atualmente, a Recomposição das Aprendizagens é corroborada pelos resultados das avaliações diagnósticas de entrada, processual e de saída, para elaboração de medidas interventivas e aplicação de estratégias metodológicas para os estudantes das 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, destacamos também o processo de priorização de descritores e a relação com os indicadores das avaliações realizadas. Ademais, a recomposição nos Centros Educa Mais é marcada pelas dimensões teórica e prática, assegurando a mitigação dos fatores críticos relacionados à defasagem acadêmica dos estudantes, alcançado resultados e impactos, tais como: constatações de professores e gestores que afirmam o crescimento cognitivo dos estudantes diante das ações de aprendizagens desenvolvidas de forma intencional e sistemática, qualificando as práticas e promovendo resultados eficazes e, ainda, o uso de metodologias ativas por parte dos professores para desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas aos descritores mais fragilizados identificados nas avaliações.

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