Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS DESAFIOS PRESENTES NA APROXIMAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM A LEITURA NUM CENÁRIO MODERNO, TECNOLÓGICO E PÓS-PANDÊMICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111519
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3736
    "inscrito_id" => 3788
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS DESAFIOS PRESENTES NA APROXIMAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM A LEITURA NUM CENÁRIO MODERNO, TECNOLÓGICO E PÓS-PANDÊMICO."
    "resumo" => "O presente artigo visa, diante do atual cenário pós-pandêmico e amplamente digital, observar as diversas consequências trazidas pelo acesso desenfreado à internet e pela extrema exposição às telas para educação. Hodiernamente, nota-se que tais fatores impactam diretamente a ligação entre os adolescentes e o hábito de ler. Desse modo, o trabalho busca investigar os desafios que a tecnologia e a pandemia viabilizaram, através das interferências causadas na proximidade do aluno com a leitura. Além disso, pretende verificar como os docentes podem inverter este panorama, transformando o uso das tecnologias em uma ferramenta para promover este vínculo. A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia bibliográfica e experimental, com base na vivência de um projeto de incentivo à leitura, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio no CETI Miguel Lidiano, atividade essa desenvolvida durante a participação no PIBID, coordenado pelo PIBID/Letras do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em Picos. A fundamentação teórica foi respaldada em autores como Silva (2004), Valente (1999), Lajolo (2011), e outros. Por fim, diante do estudo, foi possível concluir, a partir dos resultados, que ainda existem muitos obstáculos no processo de formação de jovens leitores, além disso, notou-se que o incentivo à leitura tem se tornado ainda mais desafiador devido ao contexto moderno e pós-pandêmico no qual esses adolescentes estão inseridos, pois é perceptível que os discentes são influenciados e tomados pelo bombardeio de informações rápidas disponibilizadas pelo meio digital, gerando dificuldade para manter o foco para ler, e até mesmo desinteresse pela literatura, já que esta parece fora do contexto pessoal do discente. Entretanto, foi visto que, ao ser utilizada de maneira adequada, os aparatos tecnológicos podem deixar o papel de empecilho para a leitura, atuando de forma a motivar de modo lúdico o entusiasmo pelo mundo literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3788_TB3736_27102024235855.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTHE HELLEM SCARLLET MEDEIROS DE AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "RUTHE"
    "autor_email" => "ruthe.amorim@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111519
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3736
    "inscrito_id" => 3788
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS DESAFIOS PRESENTES NA APROXIMAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM A LEITURA NUM CENÁRIO MODERNO, TECNOLÓGICO E PÓS-PANDÊMICO."
    "resumo" => "O presente artigo visa, diante do atual cenário pós-pandêmico e amplamente digital, observar as diversas consequências trazidas pelo acesso desenfreado à internet e pela extrema exposição às telas para educação. Hodiernamente, nota-se que tais fatores impactam diretamente a ligação entre os adolescentes e o hábito de ler. Desse modo, o trabalho busca investigar os desafios que a tecnologia e a pandemia viabilizaram, através das interferências causadas na proximidade do aluno com a leitura. Além disso, pretende verificar como os docentes podem inverter este panorama, transformando o uso das tecnologias em uma ferramenta para promover este vínculo. A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia bibliográfica e experimental, com base na vivência de um projeto de incentivo à leitura, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio no CETI Miguel Lidiano, atividade essa desenvolvida durante a participação no PIBID, coordenado pelo PIBID/Letras do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em Picos. A fundamentação teórica foi respaldada em autores como Silva (2004), Valente (1999), Lajolo (2011), e outros. Por fim, diante do estudo, foi possível concluir, a partir dos resultados, que ainda existem muitos obstáculos no processo de formação de jovens leitores, além disso, notou-se que o incentivo à leitura tem se tornado ainda mais desafiador devido ao contexto moderno e pós-pandêmico no qual esses adolescentes estão inseridos, pois é perceptível que os discentes são influenciados e tomados pelo bombardeio de informações rápidas disponibilizadas pelo meio digital, gerando dificuldade para manter o foco para ler, e até mesmo desinteresse pela literatura, já que esta parece fora do contexto pessoal do discente. Entretanto, foi visto que, ao ser utilizada de maneira adequada, os aparatos tecnológicos podem deixar o papel de empecilho para a leitura, atuando de forma a motivar de modo lúdico o entusiasmo pelo mundo literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3788_TB3736_27102024235855.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTHE HELLEM SCARLLET MEDEIROS DE AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "RUTHE"
    "autor_email" => "ruthe.amorim@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo visa, diante do atual cenário pós-pandêmico e amplamente digital, observar as diversas consequências trazidas pelo acesso desenfreado à internet e pela extrema exposição às telas para educação. Hodiernamente, nota-se que tais fatores impactam diretamente a ligação entre os adolescentes e o hábito de ler. Desse modo, o trabalho busca investigar os desafios que a tecnologia e a pandemia viabilizaram, através das interferências causadas na proximidade do aluno com a leitura. Além disso, pretende verificar como os docentes podem inverter este panorama, transformando o uso das tecnologias em uma ferramenta para promover este vínculo. A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia bibliográfica e experimental, com base na vivência de um projeto de incentivo à leitura, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio no CETI Miguel Lidiano, atividade essa desenvolvida durante a participação no PIBID, coordenado pelo PIBID/Letras do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em Picos. A fundamentação teórica foi respaldada em autores como Silva (2004), Valente (1999), Lajolo (2011), e outros. Por fim, diante do estudo, foi possível concluir, a partir dos resultados, que ainda existem muitos obstáculos no processo de formação de jovens leitores, além disso, notou-se que o incentivo à leitura tem se tornado ainda mais desafiador devido ao contexto moderno e pós-pandêmico no qual esses adolescentes estão inseridos, pois é perceptível que os discentes são influenciados e tomados pelo bombardeio de informações rápidas disponibilizadas pelo meio digital, gerando dificuldade para manter o foco para ler, e até mesmo desinteresse pela literatura, já que esta parece fora do contexto pessoal do discente. Entretanto, foi visto que, ao ser utilizada de maneira adequada, os aparatos tecnológicos podem deixar o papel de empecilho para a leitura, atuando de forma a motivar de modo lúdico o entusiasmo pelo mundo literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.