Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO DIORAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO E ENSINO DE ALGAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114371
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7838
    "inscrito_id" => 3588
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO DIORAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO E ENSINO DE ALGAS"
    "resumo" => "A utilização do diorama como modelo didático-pedagógico vem contribuindo para o ensino de diversas disciplinas e interdisciplinaridades para representações tridimensionais. Este recurso pode ser utilizado em diferentes ecossistemas, a fim de divulgar informações e conhecimento, com o objetivo de exemplificar e/ou auxiliar diversas representações. Este trabalho teve como objetivo elaborar a criação de um diorama como ferramenta didática-pedagógica para o ensino e conhecimento das algas (Protista) no ensino básico. Como metodologia, foi realizada a leitura de livros e e-books dos últimos 10 (dez) anos que discorrem sobre o tema escolhido, a fim de obter as informações mais atuais e necessárias para a construção e desenvolvimento das informações contidas no diorama. Além disso, foi utilizado materiais de fácil acesso, como caixa de papelão, massa de modelar, tintas guache, cola, tesoura e papéis. Por fim, foi utilizado um QR Code para colar na caixa próximo a cada alga presente na caixa, contendo informações sobre aquela espécie, assim como filo e demais curiosidades pertinentes. O trabalho envolveu o conhecimento sobre todas as algas. Como resultados, obtivemos a criação da caixa A construção de dioramas é uma ferramenta eficaz para ensinar sobre algas, oferecendo uma abordagem visual e interativa para o aprendizado. Os Dioramas permitem que os alunos visualizem diferentes tipos de algas e seus habitats, como oceanos e lagos, ajudando na compreensão das adaptações e interações ecológicas dessas plantas. A atividade incentiva a pesquisa aprofundada, desenvolve habilidades manuais e criativas, e promove o engajamento dos alunos. Além disso, dioramas facilitam a contextualização dos conteúdos e servem como um ponto de partida para discussões e atividades em sala de aula. Eles também oferecem uma forma criativa de avaliar o conhecimento dos alunos, através da construção e explicação do diorama, tornando o aprendizado sobre algas mais acessível e compreensível."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3588_TB7838_29102024193017.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO GUILHERME GONZAGA SILVA JESUS"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.gonzaga@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114371
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7838
    "inscrito_id" => 3588
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO DIORAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO E ENSINO DE ALGAS"
    "resumo" => "A utilização do diorama como modelo didático-pedagógico vem contribuindo para o ensino de diversas disciplinas e interdisciplinaridades para representações tridimensionais. Este recurso pode ser utilizado em diferentes ecossistemas, a fim de divulgar informações e conhecimento, com o objetivo de exemplificar e/ou auxiliar diversas representações. Este trabalho teve como objetivo elaborar a criação de um diorama como ferramenta didática-pedagógica para o ensino e conhecimento das algas (Protista) no ensino básico. Como metodologia, foi realizada a leitura de livros e e-books dos últimos 10 (dez) anos que discorrem sobre o tema escolhido, a fim de obter as informações mais atuais e necessárias para a construção e desenvolvimento das informações contidas no diorama. Além disso, foi utilizado materiais de fácil acesso, como caixa de papelão, massa de modelar, tintas guache, cola, tesoura e papéis. Por fim, foi utilizado um QR Code para colar na caixa próximo a cada alga presente na caixa, contendo informações sobre aquela espécie, assim como filo e demais curiosidades pertinentes. O trabalho envolveu o conhecimento sobre todas as algas. Como resultados, obtivemos a criação da caixa A construção de dioramas é uma ferramenta eficaz para ensinar sobre algas, oferecendo uma abordagem visual e interativa para o aprendizado. Os Dioramas permitem que os alunos visualizem diferentes tipos de algas e seus habitats, como oceanos e lagos, ajudando na compreensão das adaptações e interações ecológicas dessas plantas. A atividade incentiva a pesquisa aprofundada, desenvolve habilidades manuais e criativas, e promove o engajamento dos alunos. Além disso, dioramas facilitam a contextualização dos conteúdos e servem como um ponto de partida para discussões e atividades em sala de aula. Eles também oferecem uma forma criativa de avaliar o conhecimento dos alunos, através da construção e explicação do diorama, tornando o aprendizado sobre algas mais acessível e compreensível."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3588_TB7838_29102024193017.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO GUILHERME GONZAGA SILVA JESUS"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.gonzaga@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A utilização do diorama como modelo didático-pedagógico vem contribuindo para o ensino de diversas disciplinas e interdisciplinaridades para representações tridimensionais. Este recurso pode ser utilizado em diferentes ecossistemas, a fim de divulgar informações e conhecimento, com o objetivo de exemplificar e/ou auxiliar diversas representações. Este trabalho teve como objetivo elaborar a criação de um diorama como ferramenta didática-pedagógica para o ensino e conhecimento das algas (Protista) no ensino básico. Como metodologia, foi realizada a leitura de livros e e-books dos últimos 10 (dez) anos que discorrem sobre o tema escolhido, a fim de obter as informações mais atuais e necessárias para a construção e desenvolvimento das informações contidas no diorama. Além disso, foi utilizado materiais de fácil acesso, como caixa de papelão, massa de modelar, tintas guache, cola, tesoura e papéis. Por fim, foi utilizado um QR Code para colar na caixa próximo a cada alga presente na caixa, contendo informações sobre aquela espécie, assim como filo e demais curiosidades pertinentes. O trabalho envolveu o conhecimento sobre todas as algas. Como resultados, obtivemos a criação da caixa A construção de dioramas é uma ferramenta eficaz para ensinar sobre algas, oferecendo uma abordagem visual e interativa para o aprendizado. Os Dioramas permitem que os alunos visualizem diferentes tipos de algas e seus habitats, como oceanos e lagos, ajudando na compreensão das adaptações e interações ecológicas dessas plantas. A atividade incentiva a pesquisa aprofundada, desenvolve habilidades manuais e criativas, e promove o engajamento dos alunos. Além disso, dioramas facilitam a contextualização dos conteúdos e servem como um ponto de partida para discussões e atividades em sala de aula. Eles também oferecem uma forma criativa de avaliar o conhecimento dos alunos, através da construção e explicação do diorama, tornando o aprendizado sobre algas mais acessível e compreensível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.