Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROBLEMA DOS 3 MARINHEIROS DE MALBA TAHAN E A SUA RELAÇÃO COM O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Teoria dos Campos Conceituais (TCC), criada por Vergnaud (1996) visa compreender o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes para adquirirem os conceitos matemáticos a partir da conceitualização. Desenvolvido por Brousseau (2008), a Teoria das Situações Didáticas (TSD) fundamenta no desenvolvimento autônomo dos estudantes enquanto construtor do seu próprio conhecimento. Apresentamos um recorte do projeto de Iniciação Científica “Malba Tahan e os Campos Conceituais: Possibilidade de Aprendizagem Matemática Lúdica, Criativa, Dinâmica e com Autonomia”. Objetivamos analisar as potencialidades pedagógicas do conto “O problema dos três marinheiros” da obra “o Homem que Calculava” de Malba Tahan para trabalhar com equação polinomial do primeiro grau, à luz da TCC e da TCD e numa perspectiva lúdica, dinâmica e com autonomia. Nosso aporte teórico será em obras de Brousseau (2008), Gitirana et al. (2014), Magina, Santos e Merlini (2014), Tahan (2002), Vergnaud (1996), dentre outros. O referido projeto de Iniciação Científica foi uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que teve como objetivo o estudo do livro “O Homem que Calculava” de Tahan (2002) e a sua potencialidade para a aprendizagem de matemática conectadas na TCC e a TSD. Particularmente, exemplificaremos as potencialidades do conto ‘O problema dos três marinheiros” (capítulo XIX). Neste conto é narrado um curioso problema envolvendo três marinheiros em relação a uma certa quantidade de catis (moedas) que receberiam igualmente no dia seguinte, após salvarem a embarcação de uma tempestade. Em relação a TCC, este conto foi classificado no Campo Conceitual Multiplicativo por apresentar conceitos como equação polinomial do primeiro grau, bem como as operações de multiplicação e divisão. Defendemos que trabalhar em situações conforme abordada no referido conto podem contribuir para uma aula de Matemática que estimule a leitura e interpretação de situações–problema, a criatividade e possibilite os estudantes serem protagonistas na construção do seu conhecimento.

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