MELO, Ruana De et al.. Narrativas, memórias e práticas de alfabetização e letramento. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114265>. Acesso em: 24/12/2024 23:31
Com pouca ou nenhuma escolaridade, os adultos e idosos possuem um amplo repertório de práticas socioculturais que se vinculam às práticas de leitura e escrita. Os conhecimentos constituídos por esses indivíduos são referenciais significativos nas atividades curriculares, uma vez que retratam suas formas de pensar e agir diante de um determinado contexto. Desse modo, o projeto de extensão "Narrativas, Memórias e Práticas de Alfabetização e Letramento", realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Macau objetivou promover práticas de leitura e escrita articuladas às narrativas e memórias dos participantes, buscando contribuir para uma melhor atuação desses sujeitos em situações do seu cotidiano. Teve como público alvo adultos e idosos e contou com a participação de três acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia, sendo um bolsista e duas voluntárias. Foram realizadas atividades de leitura e escrita entrelaçadas às experiências de vida dos participantes, durante o segundo semestre do ano de 2023. Ancorado na perspectiva teórica das metodologias ativas, privilegiou-se o princípio da ação dialógica da pedagogia freireana, explorando a interconexão entre a narração das experiências de vida, memórias e processos formativos. Nesse sentido, as atividades realizadas incluíram práticas no laboratório de informática, escuta de narrativas, jogos, visita a laboratórios e museus, produção textual, entre outras. Os resultados indicaram o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, noções básicas de matemática, melhoria na utilização de ferramentas tecnológicas e o fortalecimento do trabalho em equipe, evidenciando o impacto propositivo das narrativas. Assim, é notável que os sentidos atribuídos às atividades dessa natureza potencializaram o processo de aprendizagem desse público que não teve oportunidade de aprender a ler e escrever na idade própria ou teve sua trajetória interrompida.