GONÇALVES, Nágela Da Silva. Escola, ilegalismos e prisão.. Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112716>. Acesso em: 23/11/2024 18:12
O que deu origem às inquietações que geraram este projeto? A origem das minhas inquietações e, consequentemente, o interesse pela investigação que proponho, são frutos da experiência primeiramente como professora de Geografia, e, mais recentemente, como gestora de uma escola pública municipal na periferia da Cidade do Rio de Janeiro.O crescente encarceramento de adolescentes torna urgente a criação de um modelo de educação que privilegie os aspectos pedagógicos em detrimento das ações de cunho punitivista. Este projeto busca discutir as representações ambivalentes da socioeducação e contribuir para reflexões que possam subsidiar ações mais adequadas às necessidades dos jovens em conflito com a lei. Além de realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, nos propomos a investigar a realidade dos estudantes da rede pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro, que encontram-se cumprindo medidas socioeducativas, sem perder de vista a análise crítica a respeito do poder disciplinador da escola. Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, o diálogo com os atores sociais envolvidos é condição fundamental para desenvolvimento do projeto. No que se refere às estratégias metodológicas para a obtenção e construção dos dados, optou-se pela realização de entrevistas com os sujeitos envolvidos. A reflexão proposta será desenvolvida com base em categorias Foucaultinas.