Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DILEMAS DO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DAS ELETIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A OFICINA “COMBATENDO ESTEREÓTIPOS”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114122
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7460
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "OS DILEMAS DO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DAS ELETIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A OFICINA “COMBATENDO ESTEREÓTIPOS”"
    "resumo" => "O desafio do novo ensino médio é trabalhar com a parte diversificada que compõem uma leva de componentes curriculares, que não dispõem de material norteador, mas que precisam perpassar por temas que estejam em consonância com a demanda dos nossos jovens. Diante desta realidade, o professor precisa se reinventar e buscar realizar atividades que promovam aprendizagem significativa a fim de instigar a curiosidade dos estudantes nessas aulas. O trabalho teve como objetivo proporcionar a imersão dos estudantes em situações que tratassem sobre alguns estereótipos, fazendo o uso de metodologias ativas que além de informar pudessem motivá-los sobre um tema bastante pertinente, mas pouco explorado na rotina escolar. A pesquisa, de caráter quali-quantitativa, foi feita através da observação participante e questionário avaliativo. Foram envolvidos dezesseis estudantes com faixa etária entre quinze e dezoito anos de idade, em uma Escola Pública Estadual do Cariri paraibano. As atividades desenvolvidas foram realizadas com o uso das metodologias ativas de aprendizagem. Os dados obtidos se deram por meio da observação participante e questionário avaliativo aplicado ao final da oficina, para obtenção de um feedback por parte dos estudantes. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: nuvem de palavras, produzida com base nos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes, seguida de roda de conversas para socialização dos elementos elencados por eles. Logo após, foi realizada uma rotação por estações em que cada estação abordou um tipo de estereótipo, a saber: estereótipo de gênero, racial, cultural e profissional. Ao término da rotação, foi feito um momento de socialização com discussões a respeito das impressões relatadas pelos grupos e aplicação do questionário avaliativo de forma individual. A vivência das atividades despertou um olhar crítico por parte do tema e foi perceptível a falta de conhecimento prévio sobre a temática exposta nesta oficina evidenciando a importância do trabalho com temas transversais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID536_TB7460_17062024121536.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA PATRÍCIA FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IARA"
    "autor_email" => "profiarapatricia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114122
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7460
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "OS DILEMAS DO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DAS ELETIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A OFICINA “COMBATENDO ESTEREÓTIPOS”"
    "resumo" => "O desafio do novo ensino médio é trabalhar com a parte diversificada que compõem uma leva de componentes curriculares, que não dispõem de material norteador, mas que precisam perpassar por temas que estejam em consonância com a demanda dos nossos jovens. Diante desta realidade, o professor precisa se reinventar e buscar realizar atividades que promovam aprendizagem significativa a fim de instigar a curiosidade dos estudantes nessas aulas. O trabalho teve como objetivo proporcionar a imersão dos estudantes em situações que tratassem sobre alguns estereótipos, fazendo o uso de metodologias ativas que além de informar pudessem motivá-los sobre um tema bastante pertinente, mas pouco explorado na rotina escolar. A pesquisa, de caráter quali-quantitativa, foi feita através da observação participante e questionário avaliativo. Foram envolvidos dezesseis estudantes com faixa etária entre quinze e dezoito anos de idade, em uma Escola Pública Estadual do Cariri paraibano. As atividades desenvolvidas foram realizadas com o uso das metodologias ativas de aprendizagem. Os dados obtidos se deram por meio da observação participante e questionário avaliativo aplicado ao final da oficina, para obtenção de um feedback por parte dos estudantes. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: nuvem de palavras, produzida com base nos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes, seguida de roda de conversas para socialização dos elementos elencados por eles. Logo após, foi realizada uma rotação por estações em que cada estação abordou um tipo de estereótipo, a saber: estereótipo de gênero, racial, cultural e profissional. Ao término da rotação, foi feito um momento de socialização com discussões a respeito das impressões relatadas pelos grupos e aplicação do questionário avaliativo de forma individual. A vivência das atividades despertou um olhar crítico por parte do tema e foi perceptível a falta de conhecimento prévio sobre a temática exposta nesta oficina evidenciando a importância do trabalho com temas transversais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID536_TB7460_17062024121536.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA PATRÍCIA FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IARA"
    "autor_email" => "profiarapatricia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O desafio do novo ensino médio é trabalhar com a parte diversificada que compõem uma leva de componentes curriculares, que não dispõem de material norteador, mas que precisam perpassar por temas que estejam em consonância com a demanda dos nossos jovens. Diante desta realidade, o professor precisa se reinventar e buscar realizar atividades que promovam aprendizagem significativa a fim de instigar a curiosidade dos estudantes nessas aulas. O trabalho teve como objetivo proporcionar a imersão dos estudantes em situações que tratassem sobre alguns estereótipos, fazendo o uso de metodologias ativas que além de informar pudessem motivá-los sobre um tema bastante pertinente, mas pouco explorado na rotina escolar. A pesquisa, de caráter quali-quantitativa, foi feita através da observação participante e questionário avaliativo. Foram envolvidos dezesseis estudantes com faixa etária entre quinze e dezoito anos de idade, em uma Escola Pública Estadual do Cariri paraibano. As atividades desenvolvidas foram realizadas com o uso das metodologias ativas de aprendizagem. Os dados obtidos se deram por meio da observação participante e questionário avaliativo aplicado ao final da oficina, para obtenção de um feedback por parte dos estudantes. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: nuvem de palavras, produzida com base nos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes, seguida de roda de conversas para socialização dos elementos elencados por eles. Logo após, foi realizada uma rotação por estações em que cada estação abordou um tipo de estereótipo, a saber: estereótipo de gênero, racial, cultural e profissional. Ao término da rotação, foi feito um momento de socialização com discussões a respeito das impressões relatadas pelos grupos e aplicação do questionário avaliativo de forma individual. A vivência das atividades despertou um olhar crítico por parte do tema e foi perceptível a falta de conhecimento prévio sobre a temática exposta nesta oficina evidenciando a importância do trabalho com temas transversais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.