Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DISCIPLINA DE TEORIAS E MÉTODOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DE PROFESSOR-PESQUISADOR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114105
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7434
    "inscrito_id" => 13524
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DISCIPLINA DE TEORIAS E MÉTODOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DE PROFESSOR-PESQUISADOR"
    "resumo" => "As vivências em pesquisa estão direcionadas a construção acadêmica do conhecimento. Quando nos referimos à formação de professor-pesquisador na educação básica, o fazer de pesquisa é uma atividade distanciada do cotidiano dos docentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar as condutas metodológicas utilizadas na execução da disciplina métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, durante o primeiro semestre de 2024. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo relato de experiência, utilizando uma escrita etnográfica das ações desenvolvidas. A disciplina foi ofertada para o quarto período, contou com a participação de 11 discentes e foi organizada em três unidades temáticas, as quais culminaram com a elaboração do projeto de pesquisa e apresentação em formato de banca de qualificação. As temáticas escolhidas pelos discentes perpassam pelos seus interesses enquanto futuros professores, partindo desde o entendimento sobre as reformas do ensino médio até contextos metodológicos de ensino da sociologia, temáticas sobre religião e estudos de trajetória também foram identificados durante a disciplina. A primeira unidade temática estava direciona ao processo de construção teórica e de reconhecimento dos fazeres de pesquisa, suas fundamentações e classificações, a segunda unidade se concentrou no processo de identificação do tipo de pesquisa e seus desdobramentos e a terceira unidade um elemento de práxis investigativa que tinha como objetivo direcionar as escritas para o futuro projeto de pesquisa. As atividades avaliativas foram mediadas pela TDICS, através do google forms, que correspondeu a redução das etapas de pesquisas em etapas menores, facilitando o processo de entrega das tarefas e a percepção das partes para que se chegasse ao todo. A proposta metodológica se apresentou positiva quanto ao engajamento e produção do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13524_TB7434_10062024232927.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RARIELLE RODRIGUES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RARIELLE"
    "autor_email" => "rarielle.rodrigues@ufma.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114105
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7434
    "inscrito_id" => 13524
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DISCIPLINA DE TEORIAS E MÉTODOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DE PROFESSOR-PESQUISADOR"
    "resumo" => "As vivências em pesquisa estão direcionadas a construção acadêmica do conhecimento. Quando nos referimos à formação de professor-pesquisador na educação básica, o fazer de pesquisa é uma atividade distanciada do cotidiano dos docentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar as condutas metodológicas utilizadas na execução da disciplina métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, durante o primeiro semestre de 2024. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo relato de experiência, utilizando uma escrita etnográfica das ações desenvolvidas. A disciplina foi ofertada para o quarto período, contou com a participação de 11 discentes e foi organizada em três unidades temáticas, as quais culminaram com a elaboração do projeto de pesquisa e apresentação em formato de banca de qualificação. As temáticas escolhidas pelos discentes perpassam pelos seus interesses enquanto futuros professores, partindo desde o entendimento sobre as reformas do ensino médio até contextos metodológicos de ensino da sociologia, temáticas sobre religião e estudos de trajetória também foram identificados durante a disciplina. A primeira unidade temática estava direciona ao processo de construção teórica e de reconhecimento dos fazeres de pesquisa, suas fundamentações e classificações, a segunda unidade se concentrou no processo de identificação do tipo de pesquisa e seus desdobramentos e a terceira unidade um elemento de práxis investigativa que tinha como objetivo direcionar as escritas para o futuro projeto de pesquisa. As atividades avaliativas foram mediadas pela TDICS, através do google forms, que correspondeu a redução das etapas de pesquisas em etapas menores, facilitando o processo de entrega das tarefas e a percepção das partes para que se chegasse ao todo. A proposta metodológica se apresentou positiva quanto ao engajamento e produção do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13524_TB7434_10062024232927.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RARIELLE RODRIGUES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RARIELLE"
    "autor_email" => "rarielle.rodrigues@ufma.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As vivências em pesquisa estão direcionadas a construção acadêmica do conhecimento. Quando nos referimos à formação de professor-pesquisador na educação básica, o fazer de pesquisa é uma atividade distanciada do cotidiano dos docentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar as condutas metodológicas utilizadas na execução da disciplina métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, durante o primeiro semestre de 2024. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo relato de experiência, utilizando uma escrita etnográfica das ações desenvolvidas. A disciplina foi ofertada para o quarto período, contou com a participação de 11 discentes e foi organizada em três unidades temáticas, as quais culminaram com a elaboração do projeto de pesquisa e apresentação em formato de banca de qualificação. As temáticas escolhidas pelos discentes perpassam pelos seus interesses enquanto futuros professores, partindo desde o entendimento sobre as reformas do ensino médio até contextos metodológicos de ensino da sociologia, temáticas sobre religião e estudos de trajetória também foram identificados durante a disciplina. A primeira unidade temática estava direciona ao processo de construção teórica e de reconhecimento dos fazeres de pesquisa, suas fundamentações e classificações, a segunda unidade se concentrou no processo de identificação do tipo de pesquisa e seus desdobramentos e a terceira unidade um elemento de práxis investigativa que tinha como objetivo direcionar as escritas para o futuro projeto de pesquisa. As atividades avaliativas foram mediadas pela TDICS, através do google forms, que correspondeu a redução das etapas de pesquisas em etapas menores, facilitando o processo de entrega das tarefas e a percepção das partes para que se chegasse ao todo. A proposta metodológica se apresentou positiva quanto ao engajamento e produção do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.