Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM UTILIZANDO MATERIAL ALTERNATIVO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113345
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6390
    "inscrito_id" => 16697
    "titulo" => "CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM UTILIZANDO MATERIAL ALTERNATIVO"
    "resumo" => "Este trabalho detalha a experiência dos discentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto teve início com a concepção e desenvolvimento de um jogo didático, criado para auxiliar no ensino de Química, utilizando materiais alternativos e sustentáveis. Essa iniciativa visa promover uma educação de qualidade e eficácia, sublinhando a importância de métodos pedagógicos inovadores e atrativos, contribuindo significativamente para a melhoria do processo educativo. Os jogos didáticos emergem como ferramentas valiosas para o ensino, incentivando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e criativo dos alunos, promovendo o raciocínio lógico e tornando a aprendizagem mais envolvente e participativa, criando um ambiente educacional dinâmico e estimulante. Além disso, a utilização de materiais alternativos reduz os custos de implementação e os impactos ambientais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No desenvolvimento do projeto, foram confeccionados dois jogos distintos abordando conceitos-chave de Química Geral e Química Orgânica. O primeiro jogo utiliza dois cubos de papelão, enquanto o segundo consiste em quatorze cartas de papelão. Esses jogos exploram temas fundamentais, como modelos atômicos, tabela periódica, ligações químicas, funções orgânicas e estrutura molecular. As regras foram cuidadosamente elaboradas para facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos pelos estudantes. A proposta desses jogos didáticos destaca-se por seu baixo custo de implementação, tornando-os acessíveis e práticos para diversos contextos educacionais. O objetivo principal é proporcionar uma compreensão mais profunda e clara dos conteúdos de Química, utilizando uma abordagem lúdica e interativa que valoriza o aprendizado significativo. Dessa forma, o projeto busca não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também despertar o interesse e a curiosidade pela ciência, promovendo uma educação mais completa e integrada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16697_TB6390_09102024225809.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE LOURENÇO SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE LOURENÇO"
    "autor_email" => "elainelourenzom@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113345
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6390
    "inscrito_id" => 16697
    "titulo" => "CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM UTILIZANDO MATERIAL ALTERNATIVO"
    "resumo" => "Este trabalho detalha a experiência dos discentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto teve início com a concepção e desenvolvimento de um jogo didático, criado para auxiliar no ensino de Química, utilizando materiais alternativos e sustentáveis. Essa iniciativa visa promover uma educação de qualidade e eficácia, sublinhando a importância de métodos pedagógicos inovadores e atrativos, contribuindo significativamente para a melhoria do processo educativo. Os jogos didáticos emergem como ferramentas valiosas para o ensino, incentivando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e criativo dos alunos, promovendo o raciocínio lógico e tornando a aprendizagem mais envolvente e participativa, criando um ambiente educacional dinâmico e estimulante. Além disso, a utilização de materiais alternativos reduz os custos de implementação e os impactos ambientais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No desenvolvimento do projeto, foram confeccionados dois jogos distintos abordando conceitos-chave de Química Geral e Química Orgânica. O primeiro jogo utiliza dois cubos de papelão, enquanto o segundo consiste em quatorze cartas de papelão. Esses jogos exploram temas fundamentais, como modelos atômicos, tabela periódica, ligações químicas, funções orgânicas e estrutura molecular. As regras foram cuidadosamente elaboradas para facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos pelos estudantes. A proposta desses jogos didáticos destaca-se por seu baixo custo de implementação, tornando-os acessíveis e práticos para diversos contextos educacionais. O objetivo principal é proporcionar uma compreensão mais profunda e clara dos conteúdos de Química, utilizando uma abordagem lúdica e interativa que valoriza o aprendizado significativo. Dessa forma, o projeto busca não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também despertar o interesse e a curiosidade pela ciência, promovendo uma educação mais completa e integrada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16697_TB6390_09102024225809.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE LOURENÇO SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE LOURENÇO"
    "autor_email" => "elainelourenzom@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho detalha a experiência dos discentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto teve início com a concepção e desenvolvimento de um jogo didático, criado para auxiliar no ensino de Química, utilizando materiais alternativos e sustentáveis. Essa iniciativa visa promover uma educação de qualidade e eficácia, sublinhando a importância de métodos pedagógicos inovadores e atrativos, contribuindo significativamente para a melhoria do processo educativo. Os jogos didáticos emergem como ferramentas valiosas para o ensino, incentivando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e criativo dos alunos, promovendo o raciocínio lógico e tornando a aprendizagem mais envolvente e participativa, criando um ambiente educacional dinâmico e estimulante. Além disso, a utilização de materiais alternativos reduz os custos de implementação e os impactos ambientais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No desenvolvimento do projeto, foram confeccionados dois jogos distintos abordando conceitos-chave de Química Geral e Química Orgânica. O primeiro jogo utiliza dois cubos de papelão, enquanto o segundo consiste em quatorze cartas de papelão. Esses jogos exploram temas fundamentais, como modelos atômicos, tabela periódica, ligações químicas, funções orgânicas e estrutura molecular. As regras foram cuidadosamente elaboradas para facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos pelos estudantes. A proposta desses jogos didáticos destaca-se por seu baixo custo de implementação, tornando-os acessíveis e práticos para diversos contextos educacionais. O objetivo principal é proporcionar uma compreensão mais profunda e clara dos conteúdos de Química, utilizando uma abordagem lúdica e interativa que valoriza o aprendizado significativo. Dessa forma, o projeto busca não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também despertar o interesse e a curiosidade pela ciência, promovendo uma educação mais completa e integrada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.