Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: DESAFIOS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111297
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3412
    "inscrito_id" => 3362
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: DESAFIOS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO"
    "resumo" => "O ensino de Matemática é frequentemente percebido como desafiador e pouco atrativo pelos estudantes, principalmente devido à abordagem tradicional que se concentra na memorização de fórmulas e procedimentos. No entanto, a aprendizagem significativa, especialmente quando associada a estratégias lúdicas, pode transformar essa percepção, tornando o ensino mais acessível e cativante. É notório que os discentes da Licenciatura em Matemática enfrentam desafios nesse processo, incluindo falta de vivência no cotidiano escolar, adaptação às necessidades dos estudantes e utilização da tecnologia. Nessa perspectiva, é relevante explorar e compreender os fundamentos teóricos da aprendizagem significativa, os empecilhos enfrentados pelos licenciandos durante o processo de desenvolvimento de material didático, investigar as estratégias utilizadas para superá-los, avaliar o impacto da utilização do material didático desenvolvido na compreensão e interesse dos conceitos matemáticos, identificar boas práticas e contribuir para o aprimoramento do ensino, incentivando a criação de recursos educacionais inovadores. Ademais, a metodologia utiliza-se da definição do conteúdo utilizado na produção do material didático observa-se a diversidade de estilos de ensino e aprendizagem presentes na sala de aula, bem como os diferentes níveis de habilidades dos estudantes, adaptamos questões já existentes em níveis fácil, intermediário e avançado, essa adaptação considera não apenas a complexidade linguística, mas também o estilo de cada item e observamos o estilo do item e, a partir dessa análise, produzimos questões relacionadas ao nível específico da turma. Além disso, consideramos a realidade na onde os alunos estão inseridos, buscando contextualizar as questões conforme com as suas vivências e experiências. Tornar a aprendizagem interativa contribui para a promoção de atividades colaborativas que envolvam os alunos de maneira ativa na construção do conhecimento matemático. Consequentemente, obtém-se que os problemas enfrentados no desenvolvimento de material didático e o apontamento de soluções com formação adequada, colaboração, utilização inteligente de recursos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3362_TB3412_27102024205710.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NOEMIA APARECIDA DA SILVA LEANDRO"
    "autor_nome_curto" => "NOEMIA"
    "autor_email" => "noemia.leandro@urca.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111297
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3412
    "inscrito_id" => 3362
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: DESAFIOS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO"
    "resumo" => "O ensino de Matemática é frequentemente percebido como desafiador e pouco atrativo pelos estudantes, principalmente devido à abordagem tradicional que se concentra na memorização de fórmulas e procedimentos. No entanto, a aprendizagem significativa, especialmente quando associada a estratégias lúdicas, pode transformar essa percepção, tornando o ensino mais acessível e cativante. É notório que os discentes da Licenciatura em Matemática enfrentam desafios nesse processo, incluindo falta de vivência no cotidiano escolar, adaptação às necessidades dos estudantes e utilização da tecnologia. Nessa perspectiva, é relevante explorar e compreender os fundamentos teóricos da aprendizagem significativa, os empecilhos enfrentados pelos licenciandos durante o processo de desenvolvimento de material didático, investigar as estratégias utilizadas para superá-los, avaliar o impacto da utilização do material didático desenvolvido na compreensão e interesse dos conceitos matemáticos, identificar boas práticas e contribuir para o aprimoramento do ensino, incentivando a criação de recursos educacionais inovadores. Ademais, a metodologia utiliza-se da definição do conteúdo utilizado na produção do material didático observa-se a diversidade de estilos de ensino e aprendizagem presentes na sala de aula, bem como os diferentes níveis de habilidades dos estudantes, adaptamos questões já existentes em níveis fácil, intermediário e avançado, essa adaptação considera não apenas a complexidade linguística, mas também o estilo de cada item e observamos o estilo do item e, a partir dessa análise, produzimos questões relacionadas ao nível específico da turma. Além disso, consideramos a realidade na onde os alunos estão inseridos, buscando contextualizar as questões conforme com as suas vivências e experiências. Tornar a aprendizagem interativa contribui para a promoção de atividades colaborativas que envolvam os alunos de maneira ativa na construção do conhecimento matemático. Consequentemente, obtém-se que os problemas enfrentados no desenvolvimento de material didático e o apontamento de soluções com formação adequada, colaboração, utilização inteligente de recursos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3362_TB3412_27102024205710.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NOEMIA APARECIDA DA SILVA LEANDRO"
    "autor_nome_curto" => "NOEMIA"
    "autor_email" => "noemia.leandro@urca.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de Matemática é frequentemente percebido como desafiador e pouco atrativo pelos estudantes, principalmente devido à abordagem tradicional que se concentra na memorização de fórmulas e procedimentos. No entanto, a aprendizagem significativa, especialmente quando associada a estratégias lúdicas, pode transformar essa percepção, tornando o ensino mais acessível e cativante. É notório que os discentes da Licenciatura em Matemática enfrentam desafios nesse processo, incluindo falta de vivência no cotidiano escolar, adaptação às necessidades dos estudantes e utilização da tecnologia. Nessa perspectiva, é relevante explorar e compreender os fundamentos teóricos da aprendizagem significativa, os empecilhos enfrentados pelos licenciandos durante o processo de desenvolvimento de material didático, investigar as estratégias utilizadas para superá-los, avaliar o impacto da utilização do material didático desenvolvido na compreensão e interesse dos conceitos matemáticos, identificar boas práticas e contribuir para o aprimoramento do ensino, incentivando a criação de recursos educacionais inovadores. Ademais, a metodologia utiliza-se da definição do conteúdo utilizado na produção do material didático observa-se a diversidade de estilos de ensino e aprendizagem presentes na sala de aula, bem como os diferentes níveis de habilidades dos estudantes, adaptamos questões já existentes em níveis fácil, intermediário e avançado, essa adaptação considera não apenas a complexidade linguística, mas também o estilo de cada item e observamos o estilo do item e, a partir dessa análise, produzimos questões relacionadas ao nível específico da turma. Além disso, consideramos a realidade na onde os alunos estão inseridos, buscando contextualizar as questões conforme com as suas vivências e experiências. Tornar a aprendizagem interativa contribui para a promoção de atividades colaborativas que envolvam os alunos de maneira ativa na construção do conhecimento matemático. Consequentemente, obtém-se que os problemas enfrentados no desenvolvimento de material didático e o apontamento de soluções com formação adequada, colaboração, utilização inteligente de recursos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.