Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS NAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114006
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7309
    "inscrito_id" => 17434
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS NAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS"
    "resumo" => "Este artigo pretende contribuir na proposição de reflexões sobre as pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas e na formação inicial docente, à luz da experiência como organizadoras do 35º Fórum Acadêmico de Letras, sediado pela Universidade do Estado do Pará. O Fórum é um evento itinerante, com versões nacionais e internacionais, promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, desde 1990, com vistas a suscitar a importância da pesquisa na graduação para os discentes de Letras. Seu objetivo principal é a formação de pesquisadores desde a graduação, para a qual corrobora uma programação fundamentada no compartilhamento de experiências de pesquisa nessa etapa de formação. Nosso intuito, também é ressaltar aos discentes a importância da pesquisa na graduação e as contribuições para o ensino e aprendizagem de Línguas. Objetivamos assim, apresentar o processo de formação inicial docente, direcionados pelas pesquisas apresentadas no 35º FALE e as possíveis contribuições para a pesquisa na graduação em diversas áreas de conhecimentos, entre linguísticos, literários e no campo da educação. Para discorrer sobre o processo de formação inicial docente utilizamos Anastasiou (2014), Pimenta (2015); para o ensino e aprendizagem de língua recorremos a Geraldi (1993), Simões (2016), Bakhtin (2013; 2016) e no campo da pesquisa em letras Aguiar e Pereira (2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase nas apresentações das comunicações orais de discentes, situando-as como um lugar do compartilhamento de saberes construídos na execução de pesquisas, institucionalizadas ou não, na formação inicial. Assim sendo, a abordagem do Fórum possibilita a formação do discente pesquisador na fase inicial da formação acadêmica e nessa última versão, atingiu cerca de 300 discentes de Letras em diferentes modalidades (Letras Língua Portuguesa, Letras Língua inglesa e Letras Libras) de diferentes regiões do Pará e do Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17434_TB7309_27102024234535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUELI PINHEIRO"
    "autor_email" => "suelipinheiro2011@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114006
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7309
    "inscrito_id" => 17434
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS NAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS"
    "resumo" => "Este artigo pretende contribuir na proposição de reflexões sobre as pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas e na formação inicial docente, à luz da experiência como organizadoras do 35º Fórum Acadêmico de Letras, sediado pela Universidade do Estado do Pará. O Fórum é um evento itinerante, com versões nacionais e internacionais, promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, desde 1990, com vistas a suscitar a importância da pesquisa na graduação para os discentes de Letras. Seu objetivo principal é a formação de pesquisadores desde a graduação, para a qual corrobora uma programação fundamentada no compartilhamento de experiências de pesquisa nessa etapa de formação. Nosso intuito, também é ressaltar aos discentes a importância da pesquisa na graduação e as contribuições para o ensino e aprendizagem de Línguas. Objetivamos assim, apresentar o processo de formação inicial docente, direcionados pelas pesquisas apresentadas no 35º FALE e as possíveis contribuições para a pesquisa na graduação em diversas áreas de conhecimentos, entre linguísticos, literários e no campo da educação. Para discorrer sobre o processo de formação inicial docente utilizamos Anastasiou (2014), Pimenta (2015); para o ensino e aprendizagem de língua recorremos a Geraldi (1993), Simões (2016), Bakhtin (2013; 2016) e no campo da pesquisa em letras Aguiar e Pereira (2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase nas apresentações das comunicações orais de discentes, situando-as como um lugar do compartilhamento de saberes construídos na execução de pesquisas, institucionalizadas ou não, na formação inicial. Assim sendo, a abordagem do Fórum possibilita a formação do discente pesquisador na fase inicial da formação acadêmica e nessa última versão, atingiu cerca de 300 discentes de Letras em diferentes modalidades (Letras Língua Portuguesa, Letras Língua inglesa e Letras Libras) de diferentes regiões do Pará e do Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17434_TB7309_27102024234535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUELI PINHEIRO"
    "autor_email" => "suelipinheiro2011@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo pretende contribuir na proposição de reflexões sobre as pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas e na formação inicial docente, à luz da experiência como organizadoras do 35º Fórum Acadêmico de Letras, sediado pela Universidade do Estado do Pará. O Fórum é um evento itinerante, com versões nacionais e internacionais, promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, desde 1990, com vistas a suscitar a importância da pesquisa na graduação para os discentes de Letras. Seu objetivo principal é a formação de pesquisadores desde a graduação, para a qual corrobora uma programação fundamentada no compartilhamento de experiências de pesquisa nessa etapa de formação. Nosso intuito, também é ressaltar aos discentes a importância da pesquisa na graduação e as contribuições para o ensino e aprendizagem de Línguas. Objetivamos assim, apresentar o processo de formação inicial docente, direcionados pelas pesquisas apresentadas no 35º FALE e as possíveis contribuições para a pesquisa na graduação em diversas áreas de conhecimentos, entre linguísticos, literários e no campo da educação. Para discorrer sobre o processo de formação inicial docente utilizamos Anastasiou (2014), Pimenta (2015); para o ensino e aprendizagem de língua recorremos a Geraldi (1993), Simões (2016), Bakhtin (2013; 2016) e no campo da pesquisa em letras Aguiar e Pereira (2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase nas apresentações das comunicações orais de discentes, situando-as como um lugar do compartilhamento de saberes construídos na execução de pesquisas, institucionalizadas ou não, na formação inicial. Assim sendo, a abordagem do Fórum possibilita a formação do discente pesquisador na fase inicial da formação acadêmica e nessa última versão, atingiu cerca de 300 discentes de Letras em diferentes modalidades (Letras Língua Portuguesa, Letras Língua inglesa e Letras Libras) de diferentes regiões do Pará e do Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.