Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHARES (IM)POSSÍVEIS ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA, MEMÓRIAS E SENTIDOS QUE DIALOGAM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113968
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7259
    "inscrito_id" => 17902
    "titulo" => "OLHARES (IM)POSSÍVEIS ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA, MEMÓRIAS E SENTIDOS QUE DIALOGAM"
    "resumo" => "Diante do cenário vigente na pandemia ocorreu a suspensão das aulas presenciais como medida para conter a disseminação do vírus o que levou à mudanças na educação transferindo-se as atividades pedagógicas presenciais para o ambiente remoto ou com práticas que pudessem ser aplicados os conteúdos e assim se possibilitasse soluções para as demandas educacionais, o que levou a uma explosão no emprego das ferramentas tecnológicas. Diante desse cenário originou-se a proposta pedagógica em estudo. Assim, este trabalho pretende demonstrar atividade realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino na cidade de Macapá, AP no período da pandemia de Covid -19 acerca do uso de tecnologia digitais através da fotografia com smartphones de modo a analisar nessa materialidade discursiva os sentidos (im)possíveis nas produções. A metodologia deste trabalho parte da análise dos registros feitos pelos alunos com uso dos smartphones de suas realidades, seu cotidiano suas vivências durante o período da pandemia, a partir dessa materialidade trazida por estes pequenos sujeitos é que se observará os atravessamentos, as discursividades que os permeavam naquele momento. Esta reflexão está ancorada no referencial teórico da Análise de Discurso de Michel Pêcheux (1999), Orlandi (2015), Lagazzy (2017), somando-se às questões acerca de autoria e escritoralidade em Gallo (2001, 2008, 2012) e sobre Letramento em Rojo (2013, 2012)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17902_TB7259_24102024172230.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁDIA CRISTINA MONTEIRO DE O. SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁDIA"
    "autor_email" => "fadia-cris@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113968
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7259
    "inscrito_id" => 17902
    "titulo" => "OLHARES (IM)POSSÍVEIS ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA, MEMÓRIAS E SENTIDOS QUE DIALOGAM"
    "resumo" => "Diante do cenário vigente na pandemia ocorreu a suspensão das aulas presenciais como medida para conter a disseminação do vírus o que levou à mudanças na educação transferindo-se as atividades pedagógicas presenciais para o ambiente remoto ou com práticas que pudessem ser aplicados os conteúdos e assim se possibilitasse soluções para as demandas educacionais, o que levou a uma explosão no emprego das ferramentas tecnológicas. Diante desse cenário originou-se a proposta pedagógica em estudo. Assim, este trabalho pretende demonstrar atividade realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino na cidade de Macapá, AP no período da pandemia de Covid -19 acerca do uso de tecnologia digitais através da fotografia com smartphones de modo a analisar nessa materialidade discursiva os sentidos (im)possíveis nas produções. A metodologia deste trabalho parte da análise dos registros feitos pelos alunos com uso dos smartphones de suas realidades, seu cotidiano suas vivências durante o período da pandemia, a partir dessa materialidade trazida por estes pequenos sujeitos é que se observará os atravessamentos, as discursividades que os permeavam naquele momento. Esta reflexão está ancorada no referencial teórico da Análise de Discurso de Michel Pêcheux (1999), Orlandi (2015), Lagazzy (2017), somando-se às questões acerca de autoria e escritoralidade em Gallo (2001, 2008, 2012) e sobre Letramento em Rojo (2013, 2012)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17902_TB7259_24102024172230.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁDIA CRISTINA MONTEIRO DE O. SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁDIA"
    "autor_email" => "fadia-cris@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Diante do cenário vigente na pandemia ocorreu a suspensão das aulas presenciais como medida para conter a disseminação do vírus o que levou à mudanças na educação transferindo-se as atividades pedagógicas presenciais para o ambiente remoto ou com práticas que pudessem ser aplicados os conteúdos e assim se possibilitasse soluções para as demandas educacionais, o que levou a uma explosão no emprego das ferramentas tecnológicas. Diante desse cenário originou-se a proposta pedagógica em estudo. Assim, este trabalho pretende demonstrar atividade realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino na cidade de Macapá, AP no período da pandemia de Covid -19 acerca do uso de tecnologia digitais através da fotografia com smartphones de modo a analisar nessa materialidade discursiva os sentidos (im)possíveis nas produções. A metodologia deste trabalho parte da análise dos registros feitos pelos alunos com uso dos smartphones de suas realidades, seu cotidiano suas vivências durante o período da pandemia, a partir dessa materialidade trazida por estes pequenos sujeitos é que se observará os atravessamentos, as discursividades que os permeavam naquele momento. Esta reflexão está ancorada no referencial teórico da Análise de Discurso de Michel Pêcheux (1999), Orlandi (2015), Lagazzy (2017), somando-se às questões acerca de autoria e escritoralidade em Gallo (2001, 2008, 2012) e sobre Letramento em Rojo (2013, 2012).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.