VIANA, Maria Eduarda Sousa et al.. Jogos didáticos: uma proposta no ensino de fungos. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111792>. Acesso em: 24/12/2024 22:23
Sabendo que os jogos didáticos são ferramentas eficientes no processo de ensino e aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica vivenciada por licenciados do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará. A morfologia, reprodução, ecologia e sistemática dos Fungos foi tratada na disciplina Morfologia e Taxonomia de Criptogramas por meio de uma sequência didática. Uma das atividades propostas, foi o desenvolvimento de jogos didáticos, onde foi apresentado a “ Corrida dos Zigomicetos”. Foi escolhido o formato de tabuleiro por propiciar uma abordagem mais específica e detalhada da temática, o que exige uma concentração por parte dos jogadores, por ser mais convidativo, além de permitir um maior número simultâneo de participantes. O jogo foi desenvolvido com materiais de baixo custo e as perguntas que norteiam a sua dinâmica estiveram atreladas as discussões ocorridas em sala de aula sobre o assunto. Os princípios do jogo e suas regras foram apresentados em uma roda entre os idealizadores e os demais estudantes matriculados na disciplina, sob a supervisão da professora responsável pela disciplina. Após uma rodada experimental, foi solicitado aos participantes que avaliassem a proposta didática apresentada. Os participantes, inclusive a professora, teceram comentários positivos. A maioria dos estudantes mencionou a importância do jogo na consolidação dos conhecimentos adquiridos durante as aulas expositivas sobre a temática, e o estímulo que o mesmo causa na turma. Além de proporcionar uma aprendizagem significativa do conteúdo, o processo de construção do jogo estimulou a criatividade dos idealizadores e aproximou os integrantes da turma quando este foi testado.