CAMARGO, Isabel Camilo De. Estudo da composição étnico-racial de uma escola estadual. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113972>. Acesso em: 24/12/2024 23:38
Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre a composição étnico-racial da Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias, localizada no município de Aquidauana/MS. A formação étnico-racial da sociedade brasileira é tema de grandes debates em nosso país. O projeto busca compreender e debater a atual composição étnico-racial da escola, pois acredita-se que o entendimento dessa questão pode contribuir para que se reflita e busque-se ações que tragam melhorias no ambiente escolar. Apesar de a escola não ter graves problemas em relação ao tema, sempre há estudantes que “criam” apelidos pejorativos em relação “a cor” do colega. Ressalta-se que a escola possui estudantes brancos, pardos, negros e indígenas das etnias Terena e Xavante. A pesquisa conta com apoio financeiro da Fundect/MS, dentro do projeto denominado PicTec 2023, e tem como objetivo fomentar a pesquisa nas escolas e o interesse pela pesquisa, inclusive com estudantes do Ensino Médio recebendo bolsas de estudos. Utilizamos a metodologia quantitativa para analisar os dados existentes na matrícula quanto ao sexo, idade e cor de pele identificada no documento. Atualmente foi analisado os dados relativos às matrículas de 2023, que demonstrou a maioria de nossos estudantes são pardos, seguido de brancos e indígenas. O próximo passo é computar as matrículas de 2024. Prevemos, ainda, dentro do projeto, momentos de leitura e fichamento de artigos científico sobre temas que englobam as relações étnico-raciais como racismo, branquitude, negritude e formação da identidade indígena e a metodologia quantitativa. Além disso, realizamos ações na escola que abordam esses temas de forma a ressaltar a necessidade do respeito à diversidade.