Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113944
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7230
    "inscrito_id" => 16049
    "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "Os desafios da educação emocional nas escolas de tempo integral são multifacetados e requerem uma abordagem holística para sua superação. Primeiramente, a implementação eficaz da educação emocional demanda professores que atuem como verdadeiros pesquisadores, buscando constantemente atualizações sobre práticas pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem que promovam o desenvolvimento emocional dos alunos. Práticas Integrativas e Complementares, como mindfulness, yoga e meditação, têm demonstrado eficácia na promoção do bem-estar emocional, porém, sua incorporação nas escolas de tempo integral esbarra em desafios logísticos, como a falta de tempo no currículo e a formação adequada dos educadores. Além disso, o ambiente Escolar de Tempo Integral muitas vezes está focado excessivamente em atividades acadêmicas, relegando a educação emocional a segundo plano. É fundamental que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, garantindo que ambos os aspectos sejam igualmente valorizados. Outro desafio significativo é o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem emocional. As Escolar de Tempo Integral frequentemente adotam uma abordagem mais tradicional, centrada no professor como detentor do conhecimento, o que pode limitar a participação ativa dos alunos em sua própria jornada emocional. É essencial que os estudantes sejam encorajados a expressar suas emoções, a desenvolver empatia e a resolver conflitos de forma construtiva, assumindo assim um papel ativo em sua própria educação emocional. Para superar esses desafios, é necessário um compromisso conjunto entre gestores, professores, alunos e famílias. Isso envolve investimentos em formação continuada para os educadores, adaptação curricular para incluir práticas emocionais, e a criação de um ambiente escolar que valorize e promova o bem-estar emocional de todos os envolvidos. Somente assim as escolas de tempo integral poderão cumprir plenamente sua missão de formar não apenas alunos competentes academicamente, mas também cidadãos emocionalmente inteligentes e resilientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16049_TB7230_25102024224121.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ GLEISON GOMES CAPISTRANO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ GLEISON GC"
    "autor_email" => "josegleison.gomes@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113944
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7230
    "inscrito_id" => 16049
    "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "Os desafios da educação emocional nas escolas de tempo integral são multifacetados e requerem uma abordagem holística para sua superação. Primeiramente, a implementação eficaz da educação emocional demanda professores que atuem como verdadeiros pesquisadores, buscando constantemente atualizações sobre práticas pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem que promovam o desenvolvimento emocional dos alunos. Práticas Integrativas e Complementares, como mindfulness, yoga e meditação, têm demonstrado eficácia na promoção do bem-estar emocional, porém, sua incorporação nas escolas de tempo integral esbarra em desafios logísticos, como a falta de tempo no currículo e a formação adequada dos educadores. Além disso, o ambiente Escolar de Tempo Integral muitas vezes está focado excessivamente em atividades acadêmicas, relegando a educação emocional a segundo plano. É fundamental que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, garantindo que ambos os aspectos sejam igualmente valorizados. Outro desafio significativo é o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem emocional. As Escolar de Tempo Integral frequentemente adotam uma abordagem mais tradicional, centrada no professor como detentor do conhecimento, o que pode limitar a participação ativa dos alunos em sua própria jornada emocional. É essencial que os estudantes sejam encorajados a expressar suas emoções, a desenvolver empatia e a resolver conflitos de forma construtiva, assumindo assim um papel ativo em sua própria educação emocional. Para superar esses desafios, é necessário um compromisso conjunto entre gestores, professores, alunos e famílias. Isso envolve investimentos em formação continuada para os educadores, adaptação curricular para incluir práticas emocionais, e a criação de um ambiente escolar que valorize e promova o bem-estar emocional de todos os envolvidos. Somente assim as escolas de tempo integral poderão cumprir plenamente sua missão de formar não apenas alunos competentes academicamente, mas também cidadãos emocionalmente inteligentes e resilientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16049_TB7230_25102024224121.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ GLEISON GOMES CAPISTRANO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ GLEISON GC"
    "autor_email" => "josegleison.gomes@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os desafios da educação emocional nas escolas de tempo integral são multifacetados e requerem uma abordagem holística para sua superação. Primeiramente, a implementação eficaz da educação emocional demanda professores que atuem como verdadeiros pesquisadores, buscando constantemente atualizações sobre práticas pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem que promovam o desenvolvimento emocional dos alunos. Práticas Integrativas e Complementares, como mindfulness, yoga e meditação, têm demonstrado eficácia na promoção do bem-estar emocional, porém, sua incorporação nas escolas de tempo integral esbarra em desafios logísticos, como a falta de tempo no currículo e a formação adequada dos educadores. Além disso, o ambiente Escolar de Tempo Integral muitas vezes está focado excessivamente em atividades acadêmicas, relegando a educação emocional a segundo plano. É fundamental que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, garantindo que ambos os aspectos sejam igualmente valorizados. Outro desafio significativo é o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem emocional. As Escolar de Tempo Integral frequentemente adotam uma abordagem mais tradicional, centrada no professor como detentor do conhecimento, o que pode limitar a participação ativa dos alunos em sua própria jornada emocional. É essencial que os estudantes sejam encorajados a expressar suas emoções, a desenvolver empatia e a resolver conflitos de forma construtiva, assumindo assim um papel ativo em sua própria educação emocional. Para superar esses desafios, é necessário um compromisso conjunto entre gestores, professores, alunos e famílias. Isso envolve investimentos em formação continuada para os educadores, adaptação curricular para incluir práticas emocionais, e a criação de um ambiente escolar que valorize e promova o bem-estar emocional de todos os envolvidos. Somente assim as escolas de tempo integral poderão cumprir plenamente sua missão de formar não apenas alunos competentes academicamente, mas também cidadãos emocionalmente inteligentes e resilientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.