Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO KAHOOT NA REVISÃO DE CONTEÚDOS: ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES PARA A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA AS PROVAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113817
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7052
    "inscrito_id" => 13974
    "titulo" => "O USO DO KAHOOT NA REVISÃO DE CONTEÚDOS: ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES PARA A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA AS PROVAS"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, o uso de tecnologias tem recebido notoriedade no escopo educacional brasileiro. Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar as estratégias pedagógicas de revisão de conteúdos com os alunos, por meio da utilização da plataforma “Kahoot”. Assim, buscou-se conhecer as estratégias aplicadas e os benefícios na retenção de informações, bem como no engajamento dos alunos. Ademais, avaliou-se o impacto do Kahoot no desempenho dos estudantes em avaliações formais. Para o alcance dos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual investigou as estratégias metodológicas adotadas pelos educadores para engajar os estudantes e reforçar o aprendizado por meio de quizzes interativos. Os dados obtidos foram analisados e subsidiados por autores da área da educação, quais sejam: Vani Kenski (2012), nos aspectos sobre educação e tecnologias e suas mudanças no ensino e Victal (2015) acerca do uso de jogos para avaliação da aprendizagem. Como metodologia, aplicou-se questionários semiestruturados, os quais continham nove perguntas norteadoras sobre a utilização do Kahoot em sala e quais resultados alcançaram com seu uso. Os sujeitos participantes deste estudo foram seis docentes, de diferentes componentes curriculares, que atuam no ensino fundamental anos finais, bem como no ensino médio. Os resultados evidenciaram uma maior participação dos alunos durante os momentos de revisão, nos quais eles demonstraram interesse tanto em participar, quanto em acertar as perguntas, além de esclarecer dúvidas quando necessário. Nesse sentido, identificou-se que houve uma melhora significativa nos resultados das provas e que os alunos demonstraram capacidade de identificar o conteúdo nos textos. Esses dados indicam um bom nível de aprendizado da turma diante da revisão ministrada. Desse modo, conclui-se que o Kahoot, caso utilizado adequadamente, pode favorecer o engajamento dos alunos nas atividades propostas e o desempenho em avaliações, bem como fomentar a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13974_TB7052_10062024200228.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSICA MESQUITA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA"
    "autor_email" => "gessicamesq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113817
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7052
    "inscrito_id" => 13974
    "titulo" => "O USO DO KAHOOT NA REVISÃO DE CONTEÚDOS: ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES PARA A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA AS PROVAS"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, o uso de tecnologias tem recebido notoriedade no escopo educacional brasileiro. Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar as estratégias pedagógicas de revisão de conteúdos com os alunos, por meio da utilização da plataforma “Kahoot”. Assim, buscou-se conhecer as estratégias aplicadas e os benefícios na retenção de informações, bem como no engajamento dos alunos. Ademais, avaliou-se o impacto do Kahoot no desempenho dos estudantes em avaliações formais. Para o alcance dos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual investigou as estratégias metodológicas adotadas pelos educadores para engajar os estudantes e reforçar o aprendizado por meio de quizzes interativos. Os dados obtidos foram analisados e subsidiados por autores da área da educação, quais sejam: Vani Kenski (2012), nos aspectos sobre educação e tecnologias e suas mudanças no ensino e Victal (2015) acerca do uso de jogos para avaliação da aprendizagem. Como metodologia, aplicou-se questionários semiestruturados, os quais continham nove perguntas norteadoras sobre a utilização do Kahoot em sala e quais resultados alcançaram com seu uso. Os sujeitos participantes deste estudo foram seis docentes, de diferentes componentes curriculares, que atuam no ensino fundamental anos finais, bem como no ensino médio. Os resultados evidenciaram uma maior participação dos alunos durante os momentos de revisão, nos quais eles demonstraram interesse tanto em participar, quanto em acertar as perguntas, além de esclarecer dúvidas quando necessário. Nesse sentido, identificou-se que houve uma melhora significativa nos resultados das provas e que os alunos demonstraram capacidade de identificar o conteúdo nos textos. Esses dados indicam um bom nível de aprendizado da turma diante da revisão ministrada. Desse modo, conclui-se que o Kahoot, caso utilizado adequadamente, pode favorecer o engajamento dos alunos nas atividades propostas e o desempenho em avaliações, bem como fomentar a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13974_TB7052_10062024200228.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSICA MESQUITA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA"
    "autor_email" => "gessicamesq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nas últimas décadas, o uso de tecnologias tem recebido notoriedade no escopo educacional brasileiro. Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar as estratégias pedagógicas de revisão de conteúdos com os alunos, por meio da utilização da plataforma “Kahoot”. Assim, buscou-se conhecer as estratégias aplicadas e os benefícios na retenção de informações, bem como no engajamento dos alunos. Ademais, avaliou-se o impacto do Kahoot no desempenho dos estudantes em avaliações formais. Para o alcance dos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual investigou as estratégias metodológicas adotadas pelos educadores para engajar os estudantes e reforçar o aprendizado por meio de quizzes interativos. Os dados obtidos foram analisados e subsidiados por autores da área da educação, quais sejam: Vani Kenski (2012), nos aspectos sobre educação e tecnologias e suas mudanças no ensino e Victal (2015) acerca do uso de jogos para avaliação da aprendizagem. Como metodologia, aplicou-se questionários semiestruturados, os quais continham nove perguntas norteadoras sobre a utilização do Kahoot em sala e quais resultados alcançaram com seu uso. Os sujeitos participantes deste estudo foram seis docentes, de diferentes componentes curriculares, que atuam no ensino fundamental anos finais, bem como no ensino médio. Os resultados evidenciaram uma maior participação dos alunos durante os momentos de revisão, nos quais eles demonstraram interesse tanto em participar, quanto em acertar as perguntas, além de esclarecer dúvidas quando necessário. Nesse sentido, identificou-se que houve uma melhora significativa nos resultados das provas e que os alunos demonstraram capacidade de identificar o conteúdo nos textos. Esses dados indicam um bom nível de aprendizado da turma diante da revisão ministrada. Desse modo, conclui-se que o Kahoot, caso utilizado adequadamente, pode favorecer o engajamento dos alunos nas atividades propostas e o desempenho em avaliações, bem como fomentar a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.