Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: BRINCANDO DE APRENDER NA AMAZÔNIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113774
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7000
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: BRINCANDO DE APRENDER NA AMAZÔNIA"
    "resumo" => "A pesquisa investiga as práticas pedagógicas com viés lúdico na educação de crianças ribeirinhas na Amazônia, considerando os desafios individuais dessas comunidades. Tem como objetivo investigar como a ludicidade pode ser integrada ao processo educacional promovendo o desenvolvimento integral das crianças e fortalecendo os laços comunitários no contexto Amazônico. Fundamentada na educação popular, nas teorias construtivista e sociocultural, a pedagogia lúdica reconhece o brincar como uma atividade essencial no processo de aprendizagem infantil. Visa destacar a importância do jogo para o desenvolvimento cognitivo, permitindo que as crianças explorem, experimentem e construam significados sobre o mundo. Contudo, enfatiza- se o papel do contexto social e cultural no contexto ribeirinho da Amazônia, a ludicidade adquire um papel ainda mais significativo devido aos desafios geográficos, socioeconômicos e culturais que influenciam a educação. A metodologia estudo de caso, segue revisão bibliográfica, que permite uma análise abrangente e sistemática de estudos anteriores sobre a ludicidade na educação de crianças ribeirinhas na Amazônia. Serão consultadas bases de dados virtuais. Serão incluídos artigos de pesquisa, revisões sistemáticas e teses/dissertações relevantes, seguindo critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores, gestores escolares e membros das comunidades ribeirinhas. A pesquisa de campo será conduzida em comunidades ribeirinhas selecionadas na região amazônica, permitindo uma imersão na realidade cotidiana das crianças ribeirinhas e a coleta de dados por meio de análise de conteúdo. Os resultados esperados incluem um mapeamento abrangente das práticas pedagógicas lúdicas na educação de crianças ribeirinhas na Amazônia, identificando suas características, abordagens e eficácia no contexto local. A pesquisa busca explorar as estratégias utilizadas pelos educadores para superar esses desafios, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e estimulante, adicionalmente, a pesquisa pretende avaliar o impacto das práticas pedagógicas lúdicas no desenvolvimento integral das crianças ribeirinhas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID572_TB7000_27102024204247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLANA CRISTINA DA SILVA BALDEZ"
    "autor_nome_curto" => "ALLANA BALDEZ"
    "autor_email" => "baldez77@icloud.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113774
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7000
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: BRINCANDO DE APRENDER NA AMAZÔNIA"
    "resumo" => "A pesquisa investiga as práticas pedagógicas com viés lúdico na educação de crianças ribeirinhas na Amazônia, considerando os desafios individuais dessas comunidades. Tem como objetivo investigar como a ludicidade pode ser integrada ao processo educacional promovendo o desenvolvimento integral das crianças e fortalecendo os laços comunitários no contexto Amazônico. Fundamentada na educação popular, nas teorias construtivista e sociocultural, a pedagogia lúdica reconhece o brincar como uma atividade essencial no processo de aprendizagem infantil. Visa destacar a importância do jogo para o desenvolvimento cognitivo, permitindo que as crianças explorem, experimentem e construam significados sobre o mundo. Contudo, enfatiza- se o papel do contexto social e cultural no contexto ribeirinho da Amazônia, a ludicidade adquire um papel ainda mais significativo devido aos desafios geográficos, socioeconômicos e culturais que influenciam a educação. A metodologia estudo de caso, segue revisão bibliográfica, que permite uma análise abrangente e sistemática de estudos anteriores sobre a ludicidade na educação de crianças ribeirinhas na Amazônia. Serão consultadas bases de dados virtuais. Serão incluídos artigos de pesquisa, revisões sistemáticas e teses/dissertações relevantes, seguindo critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores, gestores escolares e membros das comunidades ribeirinhas. A pesquisa de campo será conduzida em comunidades ribeirinhas selecionadas na região amazônica, permitindo uma imersão na realidade cotidiana das crianças ribeirinhas e a coleta de dados por meio de análise de conteúdo. Os resultados esperados incluem um mapeamento abrangente das práticas pedagógicas lúdicas na educação de crianças ribeirinhas na Amazônia, identificando suas características, abordagens e eficácia no contexto local. A pesquisa busca explorar as estratégias utilizadas pelos educadores para superar esses desafios, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e estimulante, adicionalmente, a pesquisa pretende avaliar o impacto das práticas pedagógicas lúdicas no desenvolvimento integral das crianças ribeirinhas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID572_TB7000_27102024204247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLANA CRISTINA DA SILVA BALDEZ"
    "autor_nome_curto" => "ALLANA BALDEZ"
    "autor_email" => "baldez77@icloud.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa investiga as práticas pedagógicas com viés lúdico na educação de crianças ribeirinhas na Amazônia, considerando os desafios individuais dessas comunidades. Tem como objetivo investigar como a ludicidade pode ser integrada ao processo educacional promovendo o desenvolvimento integral das crianças e fortalecendo os laços comunitários no contexto Amazônico. Fundamentada na educação popular, nas teorias construtivista e sociocultural, a pedagogia lúdica reconhece o brincar como uma atividade essencial no processo de aprendizagem infantil. Visa destacar a importância do jogo para o desenvolvimento cognitivo, permitindo que as crianças explorem, experimentem e construam significados sobre o mundo. Contudo, enfatiza- se o papel do contexto social e cultural no contexto ribeirinho da Amazônia, a ludicidade adquire um papel ainda mais significativo devido aos desafios geográficos, socioeconômicos e culturais que influenciam a educação. A metodologia estudo de caso, segue revisão bibliográfica, que permite uma análise abrangente e sistemática de estudos anteriores sobre a ludicidade na educação de crianças ribeirinhas na Amazônia. Serão consultadas bases de dados virtuais. Serão incluídos artigos de pesquisa, revisões sistemáticas e teses/dissertações relevantes, seguindo critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores, gestores escolares e membros das comunidades ribeirinhas. A pesquisa de campo será conduzida em comunidades ribeirinhas selecionadas na região amazônica, permitindo uma imersão na realidade cotidiana das crianças ribeirinhas e a coleta de dados por meio de análise de conteúdo. Os resultados esperados incluem um mapeamento abrangente das práticas pedagógicas lúdicas na educação de crianças ribeirinhas na Amazônia, identificando suas características, abordagens e eficácia no contexto local. A pesquisa busca explorar as estratégias utilizadas pelos educadores para superar esses desafios, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e estimulante, adicionalmente, a pesquisa pretende avaliar o impacto das práticas pedagógicas lúdicas no desenvolvimento integral das crianças ribeirinhas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.