Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO COMO MODELO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HEREDITARIEDADE E HEREDOGRAMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A área de biologia, especificamente, o módulo de genética tem sido alvo de rejeição por considerável parte dos discentes do ensino médio em diversas instituições brasileiras, e o uso da gamificação no processo ensino e aprendizagem tem se mostrado um elemento para mudança de paradigmas em relação ao módulo. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência com o uso da gamificação em uma turma de 3ª série do ensino médio, sobre os conteúdos considerados mais desafiadores em genética. Para isso, foram aplicados questionários em sala de aula, de uma escola particular do município de Penedo-AL, para definir o perfil da turma, bem como para determinar a frequência de conteúdos de maior dificuldade, de metodologia já utilizada e de outras alternativas desejadas. Uma atividade de intervenção, no formato de gamificação, foi realizada com 16 discentes e envolveu uma simulação de reprodução de um organismo fictício, feito e montado com papel colorido, com características genotípicas e fenotípicas variáveis para o traço hemofílico. Os dados foram categorizados, planilhados e analisados através do software Graphpad Prism 8. Os resultados revelaram maior dificuldade nos conteúdos que envolvem herança e heredogramas, com 87,5%, maior frequência do uso de datashow e lousa nas aulas como metodologia utilizada, com 56,2%, e como metodologia desejada, o uso de jogos em sala de aula foi mais frequente, com 68,8%. O conteúdo de hereditariedade e heredogramas é constituído de muitos desafios para professores e discentes, e o uso da gamificação como modelo didático no processo de ensino e aprendizagem nesse contexto tem trazido maior facilidade, proximidade e interesse pelo tema. A utilização de estratégias lúdicas, como o uso de jogos, pode despertar maior interesse pelos conteúdos, facilitar a compreensão de conceitos complexos e promover maior engajamento dos alunos.

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