Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“PROFESSOR, PORQUE O CORAÇÃO NUNCA PARA DE BATER?”: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113754
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6969
    "inscrito_id" => 4869
    "titulo" => "“PROFESSOR, PORQUE O CORAÇÃO NUNCA PARA DE BATER?”: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO"
    "resumo" => "A integração dos conteúdos de fisiologia na educação básica desempenha um papel crucial ao fornecer aos alunos um entendimento do funcionamento do corpo humano e sua relação direta com a saúde e o bem-estar. Esses conteúdos não apenas os incentivam a refletir sobre as questões relacionadas à saúde individual e coletiva, mas também estimulam o pensamento crítico, analítico e científico sobre o próprio corpo. Posto isso, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o sistema circulatório com alunos do 8º ano de uma escola estadual em Taipu, RN. As atividades incluíram: 1) sondagem de conhecimentos prévios sobre batimentos cardíacos e circulação; 2) aulas dialógicas sobre o sangue, órgãos e funcionamento do sistema circulatório; 3) atividade prática sobre batimentos cardíacos e saturação; 4) modelagem didática do coração e vasos sanguíneos com materiais de baixo custo. A sondagem inicial revelou conhecimentos básicos e algumas concepções errôneas que foram corrigidas durante as aulas. As aulas dialógicas consolidaram o entendimento teórico, evidenciado pelo aumento de participação dos alunos. A atividade prática, por sua vez, permitiu a aplicação concreta do conhecimento. A observação e verificação de suas frequências cardíacas e níveis de oxigênio despertou interesse e participação de forma mais efetiva. Por meio da modelagem didática, os alunos puderam compreender a estrutura básica do coração e o trajeto do sangue durante a pequena e grande circulação. De modo geral, as atividades da SD foram eficazes, promovendo a participação dos alunos e aprofundando seus conhecimentos, tornando o aprendizado mais significativo. Essas abordagens criaram um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, beneficiando o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4869_TB6969_26102024004120.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Danilo Dias"
    "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113754
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6969
    "inscrito_id" => 4869
    "titulo" => "“PROFESSOR, PORQUE O CORAÇÃO NUNCA PARA DE BATER?”: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO"
    "resumo" => "A integração dos conteúdos de fisiologia na educação básica desempenha um papel crucial ao fornecer aos alunos um entendimento do funcionamento do corpo humano e sua relação direta com a saúde e o bem-estar. Esses conteúdos não apenas os incentivam a refletir sobre as questões relacionadas à saúde individual e coletiva, mas também estimulam o pensamento crítico, analítico e científico sobre o próprio corpo. Posto isso, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o sistema circulatório com alunos do 8º ano de uma escola estadual em Taipu, RN. As atividades incluíram: 1) sondagem de conhecimentos prévios sobre batimentos cardíacos e circulação; 2) aulas dialógicas sobre o sangue, órgãos e funcionamento do sistema circulatório; 3) atividade prática sobre batimentos cardíacos e saturação; 4) modelagem didática do coração e vasos sanguíneos com materiais de baixo custo. A sondagem inicial revelou conhecimentos básicos e algumas concepções errôneas que foram corrigidas durante as aulas. As aulas dialógicas consolidaram o entendimento teórico, evidenciado pelo aumento de participação dos alunos. A atividade prática, por sua vez, permitiu a aplicação concreta do conhecimento. A observação e verificação de suas frequências cardíacas e níveis de oxigênio despertou interesse e participação de forma mais efetiva. Por meio da modelagem didática, os alunos puderam compreender a estrutura básica do coração e o trajeto do sangue durante a pequena e grande circulação. De modo geral, as atividades da SD foram eficazes, promovendo a participação dos alunos e aprofundando seus conhecimentos, tornando o aprendizado mais significativo. Essas abordagens criaram um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, beneficiando o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4869_TB6969_26102024004120.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Danilo Dias"
    "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A integração dos conteúdos de fisiologia na educação básica desempenha um papel crucial ao fornecer aos alunos um entendimento do funcionamento do corpo humano e sua relação direta com a saúde e o bem-estar. Esses conteúdos não apenas os incentivam a refletir sobre as questões relacionadas à saúde individual e coletiva, mas também estimulam o pensamento crítico, analítico e científico sobre o próprio corpo. Posto isso, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o sistema circulatório com alunos do 8º ano de uma escola estadual em Taipu, RN. As atividades incluíram: 1) sondagem de conhecimentos prévios sobre batimentos cardíacos e circulação; 2) aulas dialógicas sobre o sangue, órgãos e funcionamento do sistema circulatório; 3) atividade prática sobre batimentos cardíacos e saturação; 4) modelagem didática do coração e vasos sanguíneos com materiais de baixo custo. A sondagem inicial revelou conhecimentos básicos e algumas concepções errôneas que foram corrigidas durante as aulas. As aulas dialógicas consolidaram o entendimento teórico, evidenciado pelo aumento de participação dos alunos. A atividade prática, por sua vez, permitiu a aplicação concreta do conhecimento. A observação e verificação de suas frequências cardíacas e níveis de oxigênio despertou interesse e participação de forma mais efetiva. Por meio da modelagem didática, os alunos puderam compreender a estrutura básica do coração e o trajeto do sangue durante a pequena e grande circulação. De modo geral, as atividades da SD foram eficazes, promovendo a participação dos alunos e aprofundando seus conhecimentos, tornando o aprendizado mais significativo. Essas abordagens criaram um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, beneficiando o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.