SILVA, Clécio Danilo Dias Da et al.. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113754>. Acesso em: 25/12/2024 10:54
A integração dos conteúdos de fisiologia na educação básica desempenha um papel crucial ao fornecer aos alunos um entendimento do funcionamento do corpo humano e sua relação direta com a saúde e o bem-estar. Esses conteúdos não apenas os incentivam a refletir sobre as questões relacionadas à saúde individual e coletiva, mas também estimulam o pensamento crítico, analítico e científico sobre o próprio corpo. Posto isso, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre o sistema circulatório com alunos do 8º ano de uma escola estadual em Taipu, RN. As atividades incluíram: 1) sondagem de conhecimentos prévios sobre batimentos cardíacos e circulação; 2) aulas dialógicas sobre o sangue, órgãos e funcionamento do sistema circulatório; 3) atividade prática sobre batimentos cardíacos e saturação; 4) modelagem didática do coração e vasos sanguíneos com materiais de baixo custo. A sondagem inicial revelou conhecimentos básicos e algumas concepções errôneas que foram corrigidas durante as aulas. As aulas dialógicas consolidaram o entendimento teórico, evidenciado pelo aumento de participação dos alunos. A atividade prática, por sua vez, permitiu a aplicação concreta do conhecimento. A observação e verificação de suas frequências cardíacas e níveis de oxigênio despertou interesse e participação de forma mais efetiva. Por meio da modelagem didática, os alunos puderam compreender a estrutura básica do coração e o trajeto do sangue durante a pequena e grande circulação. De modo geral, as atividades da SD foram eficazes, promovendo a participação dos alunos e aprofundando seus conhecimentos, tornando o aprendizado mais significativo. Essas abordagens criaram um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, beneficiando o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes.