Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÓTICA EDUCACIONAL DESPLUGADA NO ENSINO INFANTIL: SURGE COMO UMA ALTERNATIVA INCLUSIVA E ACESSIVEL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113748
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6959
    "inscrito_id" => 10629
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL DESPLUGADA NO ENSINO INFANTIL: SURGE COMO UMA ALTERNATIVA INCLUSIVA E ACESSIVEL"
    "resumo" => "A Robótica, por outro prisma, busca desmitificar sua complexidade, deste modo, o presente trabalho traz como método alternativo o uso da robótica desplugada. Tratando-se da ausência de objetos que possuem plug que vão a tomada ou bateria, robótica sem eletrônicos no Ensino Fundamental 1, tem como base a necessidade de fundamentar e justificar a adoção dessa abordagem, acredita-se que compreender esses potenciais efeitos é essencial para respaldar a proposta de ensino, destacando como ela pode impactar positivamente o desenvolvimento integral dos alunos. A pesquisa foi realizada utilizando método Hipotético-Dedutivo, fundamentado nos princípios da engenharia de software experimental este método é amplamente reconhecido por sua capacidade de formular e testa hipóteses, proporcionado uma estrutura lógica para a investigação científica. A escolha de afastar-se dos meios eletrônicos teve como propósito mostrar que a robótica é uma disciplina acessível a todos, independentemente da familiaridade com tecnologia digital. Essa abordagem busca altera a ideia de que o ensino de robótica está estritamente ligado a computadores e dispositivos eletrônicos, fomentando a criatividade e a participação ativa das crianças. A robótica desplugada revelou-se uma maneira envolvente de introduzir conceitos complexos de forma acessível, estimulando o pensamento crítico e a criatividade nas mentes curiosas dos alunos, ao se utilizar de materiais de baixo custo no desenvolvimento das atividades, o que se torna inovador na aula de robótica, sem ferramentas tecnológicas, fomentando o pensamento computacional este possuindo pilares: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de padrões e Algoritmos, Habilidades e competências essenciais para educação moderna. observou-se que a maioria dos estudantes optou pela abordagem da Robótica Plugada, enquanto outra parcela escolheu a Robótica Desplugada, e uma minoria demonstrou preferência por ambas as modalidades. Como resultado, é possível inferir que o ensino da Robótica Desplugada é viável, já que os materiais necessários foram adquiridos sem grandes dificuldades, despertando o interesse das crianças e fomentando a curiosidade em relação ao conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10629_TB6959_01102024153219.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON WAGNER OLIVEIRA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellignton1705@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113748
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6959
    "inscrito_id" => 10629
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL DESPLUGADA NO ENSINO INFANTIL: SURGE COMO UMA ALTERNATIVA INCLUSIVA E ACESSIVEL"
    "resumo" => "A Robótica, por outro prisma, busca desmitificar sua complexidade, deste modo, o presente trabalho traz como método alternativo o uso da robótica desplugada. Tratando-se da ausência de objetos que possuem plug que vão a tomada ou bateria, robótica sem eletrônicos no Ensino Fundamental 1, tem como base a necessidade de fundamentar e justificar a adoção dessa abordagem, acredita-se que compreender esses potenciais efeitos é essencial para respaldar a proposta de ensino, destacando como ela pode impactar positivamente o desenvolvimento integral dos alunos. A pesquisa foi realizada utilizando método Hipotético-Dedutivo, fundamentado nos princípios da engenharia de software experimental este método é amplamente reconhecido por sua capacidade de formular e testa hipóteses, proporcionado uma estrutura lógica para a investigação científica. A escolha de afastar-se dos meios eletrônicos teve como propósito mostrar que a robótica é uma disciplina acessível a todos, independentemente da familiaridade com tecnologia digital. Essa abordagem busca altera a ideia de que o ensino de robótica está estritamente ligado a computadores e dispositivos eletrônicos, fomentando a criatividade e a participação ativa das crianças. A robótica desplugada revelou-se uma maneira envolvente de introduzir conceitos complexos de forma acessível, estimulando o pensamento crítico e a criatividade nas mentes curiosas dos alunos, ao se utilizar de materiais de baixo custo no desenvolvimento das atividades, o que se torna inovador na aula de robótica, sem ferramentas tecnológicas, fomentando o pensamento computacional este possuindo pilares: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de padrões e Algoritmos, Habilidades e competências essenciais para educação moderna. observou-se que a maioria dos estudantes optou pela abordagem da Robótica Plugada, enquanto outra parcela escolheu a Robótica Desplugada, e uma minoria demonstrou preferência por ambas as modalidades. Como resultado, é possível inferir que o ensino da Robótica Desplugada é viável, já que os materiais necessários foram adquiridos sem grandes dificuldades, despertando o interesse das crianças e fomentando a curiosidade em relação ao conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10629_TB6959_01102024153219.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON WAGNER OLIVEIRA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellignton1705@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Robótica, por outro prisma, busca desmitificar sua complexidade, deste modo, o presente trabalho traz como método alternativo o uso da robótica desplugada. Tratando-se da ausência de objetos que possuem plug que vão a tomada ou bateria, robótica sem eletrônicos no Ensino Fundamental 1, tem como base a necessidade de fundamentar e justificar a adoção dessa abordagem, acredita-se que compreender esses potenciais efeitos é essencial para respaldar a proposta de ensino, destacando como ela pode impactar positivamente o desenvolvimento integral dos alunos. A pesquisa foi realizada utilizando método Hipotético-Dedutivo, fundamentado nos princípios da engenharia de software experimental este método é amplamente reconhecido por sua capacidade de formular e testa hipóteses, proporcionado uma estrutura lógica para a investigação científica. A escolha de afastar-se dos meios eletrônicos teve como propósito mostrar que a robótica é uma disciplina acessível a todos, independentemente da familiaridade com tecnologia digital. Essa abordagem busca altera a ideia de que o ensino de robótica está estritamente ligado a computadores e dispositivos eletrônicos, fomentando a criatividade e a participação ativa das crianças. A robótica desplugada revelou-se uma maneira envolvente de introduzir conceitos complexos de forma acessível, estimulando o pensamento crítico e a criatividade nas mentes curiosas dos alunos, ao se utilizar de materiais de baixo custo no desenvolvimento das atividades, o que se torna inovador na aula de robótica, sem ferramentas tecnológicas, fomentando o pensamento computacional este possuindo pilares: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de padrões e Algoritmos, Habilidades e competências essenciais para educação moderna. observou-se que a maioria dos estudantes optou pela abordagem da Robótica Plugada, enquanto outra parcela escolheu a Robótica Desplugada, e uma minoria demonstrou preferência por ambas as modalidades. Como resultado, é possível inferir que o ensino da Robótica Desplugada é viável, já que os materiais necessários foram adquiridos sem grandes dificuldades, despertando o interesse das crianças e fomentando a curiosidade em relação ao conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.