Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de formação continuada para professores que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais no município de Parnamirim/RN, tomando como base os quatro pilares do Pensamento Computacional (decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos), um dos eixos da área da Computação para a educação básica, complemento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa ação será mais uma estratégia para promover a efetivação do ensino da Computação nos espaços escolares do referido município, que vem com sua equipe técnica pensando em práticas para garantir aos estudantes o direito ao conhecimento proposto nesta área. Para corroborar com a efetivação da Computação para a educação básica, foi instituída, em 2023, a Política Nacional de Educação Digital (PNED), que visa garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares, em todos os níveis e modalidades de ensino, o que inclui a Educação Especial. O parecer do CNE/CEB nº02/2022 reforça os benefícios que envolvem a área da Computação junto aos processos inclusivos, até mesmo àqueles que envolvem os estudantes público alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Neste contexto, formações com os professores desta modalidade para a efetivação de práticas que envolvem este novo componente curricular se fazem necessárias, acreditando na importância desta proposição para se pensar e (re)criar estratégias que possam estimular os processos cognitivos de alunos atendidos nestes espaços. Os encontros serão presenciais e acontecerão uma vez por mês, no dia já estabelecido em calendário anual pela Coordenadoria da Educação Especial do município. Os estudos envolverão, além de proposições teóricas que abordam temas como: contextos inclusivos, pensamento computacional e processos cognitivos, vivências em atividades práticas plugadas e desplugadas conforme as ideias propostas pelo documento norteador da BNCC.

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