Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCANDO DE DESENHAR DESCUBRO QUEM SOU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111131
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3174
    "inscrito_id" => 11380
    "titulo" => "BRINCANDO DE DESENHAR DESCUBRO QUEM SOU"
    "resumo" => "A pesquisa trata de um projeto vivenciado no chão da escola, intitulado: "Na escola eu me (re)reconheço: descobrindo quem somos através do desenho infantil”. No CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Professor Luzenildo Bezerra da Silva, no bairro Golandim, na cidade de São Gonçalo do Amarante-RN. Trabalhamos com crianças bem pequenas do nível II, turma de creche. Essa pesquisa-ação, é fruto da formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desafios”, dialogada com a obra “SE PENSO, FALO, ESCREVO, LEIO E LOGO RESSIGNIFICO”, da autora e formadora Silva (2021). E para garantir os direitos de aprendizagem da criança no contexto escolar mediante o que traz a BNCC (2018) nos campos de experiências através dos eixos estruturantes: interação e brincadeira. Desenvolvemos a metodologia abordada no curso, diante disso, objetivamos privilegiar o método diálogo-registro-diálogo e evidenciar a evolução do grafismo através da prática pedagógica. Dialogamos com a obra principal e o curso nos encaminhou a alguns artigos de pesquisa. Além disso, conversamos com Wallon (2007) e Fonseca (2015). A evolução cognitiva alcançada pela brincadeira de desenhar, trouxe também a ressignificação da prática na sala de aula da educação infantil. A relevância dessa pesquisa-ação se reflete na oportunidade proporcionada de conhecer a teoria e levá-la ao chão da escola, de modo, que promovemos uma aprendizagem significativa para as crianças, e ainda permitiu o aperfeiçoamento da prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11380_TB3174_08042024205850.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLY KATHLEEN PEREIRA LUCAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLY"
    "autor_email" => "marcellykplucas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111131
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3174
    "inscrito_id" => 11380
    "titulo" => "BRINCANDO DE DESENHAR DESCUBRO QUEM SOU"
    "resumo" => "A pesquisa trata de um projeto vivenciado no chão da escola, intitulado: "Na escola eu me (re)reconheço: descobrindo quem somos através do desenho infantil”. No CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Professor Luzenildo Bezerra da Silva, no bairro Golandim, na cidade de São Gonçalo do Amarante-RN. Trabalhamos com crianças bem pequenas do nível II, turma de creche. Essa pesquisa-ação, é fruto da formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desafios”, dialogada com a obra “SE PENSO, FALO, ESCREVO, LEIO E LOGO RESSIGNIFICO”, da autora e formadora Silva (2021). E para garantir os direitos de aprendizagem da criança no contexto escolar mediante o que traz a BNCC (2018) nos campos de experiências através dos eixos estruturantes: interação e brincadeira. Desenvolvemos a metodologia abordada no curso, diante disso, objetivamos privilegiar o método diálogo-registro-diálogo e evidenciar a evolução do grafismo através da prática pedagógica. Dialogamos com a obra principal e o curso nos encaminhou a alguns artigos de pesquisa. Além disso, conversamos com Wallon (2007) e Fonseca (2015). A evolução cognitiva alcançada pela brincadeira de desenhar, trouxe também a ressignificação da prática na sala de aula da educação infantil. A relevância dessa pesquisa-ação se reflete na oportunidade proporcionada de conhecer a teoria e levá-la ao chão da escola, de modo, que promovemos uma aprendizagem significativa para as crianças, e ainda permitiu o aperfeiçoamento da prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11380_TB3174_08042024205850.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLY KATHLEEN PEREIRA LUCAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLY"
    "autor_email" => "marcellykplucas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa trata de um projeto vivenciado no chão da escola, intitulado: "Na escola eu me (re)reconheço: descobrindo quem somos através do desenho infantil”. No CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Professor Luzenildo Bezerra da Silva, no bairro Golandim, na cidade de São Gonçalo do Amarante-RN. Trabalhamos com crianças bem pequenas do nível II, turma de creche. Essa pesquisa-ação, é fruto da formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desafios”, dialogada com a obra “SE PENSO, FALO, ESCREVO, LEIO E LOGO RESSIGNIFICO”, da autora e formadora Silva (2021). E para garantir os direitos de aprendizagem da criança no contexto escolar mediante o que traz a BNCC (2018) nos campos de experiências através dos eixos estruturantes: interação e brincadeira. Desenvolvemos a metodologia abordada no curso, diante disso, objetivamos privilegiar o método diálogo-registro-diálogo e evidenciar a evolução do grafismo através da prática pedagógica. Dialogamos com a obra principal e o curso nos encaminhou a alguns artigos de pesquisa. Além disso, conversamos com Wallon (2007) e Fonseca (2015). A evolução cognitiva alcançada pela brincadeira de desenhar, trouxe também a ressignificação da prática na sala de aula da educação infantil. A relevância dessa pesquisa-ação se reflete na oportunidade proporcionada de conhecer a teoria e levá-la ao chão da escola, de modo, que promovemos uma aprendizagem significativa para as crianças, e ainda permitiu o aperfeiçoamento da prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.