LUCAS, Marcelly Kathleen Pereira et al.. Brincando de desenhar descubro quem sou. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111131>. Acesso em: 25/12/2024 10:06
A pesquisa trata de um projeto vivenciado no chão da escola, intitulado: "Na escola eu me (re)reconheço: descobrindo quem somos através do desenho infantil”. No CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Professor Luzenildo Bezerra da Silva, no bairro Golandim, na cidade de São Gonçalo do Amarante-RN. Trabalhamos com crianças bem pequenas do nível II, turma de creche. Essa pesquisa-ação, é fruto da formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desafios”, dialogada com a obra “SE PENSO, FALO, ESCREVO, LEIO E LOGO RESSIGNIFICO”, da autora e formadora Silva (2021). E para garantir os direitos de aprendizagem da criança no contexto escolar mediante o que traz a BNCC (2018) nos campos de experiências através dos eixos estruturantes: interação e brincadeira. Desenvolvemos a metodologia abordada no curso, diante disso, objetivamos privilegiar o método diálogo-registro-diálogo e evidenciar a evolução do grafismo através da prática pedagógica. Dialogamos com a obra principal e o curso nos encaminhou a alguns artigos de pesquisa. Além disso, conversamos com Wallon (2007) e Fonseca (2015). A evolução cognitiva alcançada pela brincadeira de desenhar, trouxe também a ressignificação da prática na sala de aula da educação infantil. A relevância dessa pesquisa-ação se reflete na oportunidade proporcionada de conhecer a teoria e levá-la ao chão da escola, de modo, que promovemos uma aprendizagem significativa para as crianças, e ainda permitiu o aperfeiçoamento da prática docente.