Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA DE CAMPO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO SOBRE ECOSSISTEMA COSTEIRO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A década da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável, focando na relevância dos mares e oceanos como um dos mais importantes ecossistemas do planeta, tem destaque dos anos de 2021 até 2030, por sua importância. Uma de suas discursões são as atividades antrópicas que resultam na poluição marinha, especialmente a produção de lixo que causam impactos no ambiente marinho e costeiro. Aborda ainda a importância da educação e consciência ambiental sobre a preservação do ecossistema marinho e a metodologia utilizada para atingir esses objetivos. A pesquisa elaborou e aplicou uma Sequência Didática Investigativa utilizando aula de campo com o conteúdo de educação ambiental focado no meio ambiente costeiro do RN. Foram realizadas atividades investigativas, coletas de organismos marinhos, fixação e classificação desses organismos, além da análise do lixo coletado na praia. Os resultados demonstraram a eficácia utilizada no processo de ensino aprendizagem, destacando a importância da aula de campo para o desenvolvimento de compreensão e consciência ambiental para a preservação. Os alunos apresentaram um maior entendimento sobre a dinâmica dos ecossistemas marinhos após a participação nas atividades práticas, indicando que a aula de campo foi mais eficaz na construção de conhecimento do que os livros didáticos. A pesquisa conclui que as aulas de campo são fatores preponderantes para o ensino de Biologia, proporcionando uma relação direta entre a teoria e os desafios no ambiente em que vivem, estimulando a consciência ambiental e a compreensão da importância da preservação dos ecossistemas.

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