Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELOS ANATÔMICOS DE SERPENTES: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINO DE ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A utilização de modelos didáticos como complemento ao conteúdo teórico é amplamente requisitada no ensino de zoologia. O estudo da diversidade zoológica torna-se crucial para o conhecimento e a proteção dos seres vivos. Contudo, muitas vezes esse tema ainda é abordado de maneira muito tradicional. Nesse contexto, o uso de modelos anatômicos tridimensionais no ensino de zoologia tem ganhado relevância. Assim, este trabalho objetivou-se a criação de modelos anatômicos de serpentes com diferentes tipos de dentição (áglifa, opistóglifa, proteróglifa e solenóglifa), sendo escolhidas espécies das famílias mais representativas: Boidae (Epicrates cenchria), Colubridae (Chironius sp.), Elapidae (Micrurus lemniscatus) e Viperidae (Crotalus durissus), a fim de produzir material didático que facilite a compreensão da anatomia e biologia desses animais e promova aprendizagem significativa sobre as serpentes e sua importância. Os modelos foram confeccionados em biscuit, pela resistência e durabilidade do material, sendo posteriormente incorporados ao acervo do laboratório de Biologia do IFMA campus Codó. Os modelos foram produzidos pelos próprios alunos ou por artistas, sob a orientação dos estudantes, que detinham os conhecimentos científicos sobre os aspectos anatômicos das espécies. Esses modelos anatômicos facilitaram a compreensão e permitiram abordar a temática de tal maneira que prendeu a atenção dos estudantes, promovendo o elo entre teoria e prática, sendo mais fáceis de manusear em comparação a materiais biológicos, por possuírem dimensões ampliadas e maior resistência. Nesse sentido, o uso de modelos anatômicos de serpentes no ensino de Zoologia dos Vertebrados revelou-se uma excelente estratégia e um aliado poderoso para esclarecer o conteúdo teórico e promover um ensino envolvente. Além de produzir materiais didáticos que podem ser utilizados em aulas de biologia no Ensino Médio, em feiras promovidas pela instituição para divulgação cientifica e do curso de Ciências Biológicas, bem como serem utilizados em projetos de Educação Ambiental.

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