Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE DO PROFESSOR NA EDUCAÇÂO INCLUSIVA COM ESTUDANTES DEFICIÊNTES: UM DESAFIO A SUPERAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111291
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3402
    "inscrito_id" => 5811
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE DO PROFESSOR NA EDUCAÇÂO INCLUSIVA COM ESTUDANTES DEFICIÊNTES: UM DESAFIO A SUPERAR"
    "resumo" => "No contexto educacional, a figura do professor desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, indo além da transmissão de conhecimento. A afetividade do professor, entendida como a capacidade de estabelecer vínculos emocionais positivos com os alunos, é essencial para criar um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, a construção dessa relação afetiva pode ser um desafio a ser superado, especialmente diante de contextos desafiadores e diversificados. Este trabalho visa analisar a relação dos professores em questão dos estudantes com deficiências. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o papel da afetividade na construção de relacionamentos saudáveis no desenvolvimento emocional e o progresso acadêmico desses estudantes. A pesquisa é um levantamento bibliográfico de abordagem qualitativa em analisar por meio das leituras e análises das produções a temática, afetividade do professor em sala de aula, interação comunicativa e resolução de conflitos nas relações interpessoais entre professor e estudantes no contexto das vivencias cotidianas em sala de aula e interação com as demais pessoas da unidade escolar. A base teórica inclui autores como: Coll (2004), Gama (2018), Sousa (2018), os documentos norteadores abrangem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (1996); a Política Nacional de Educação Especial de (1994), Base Nacional Comum Curricular (2018), entre outros. Entendendo que o ambiente de escolarização é a ponte que liga a aprendizagem a comunicação e o afeto diário entre as pessoas. Esse trabalho busca contribuir com as discussões e também trazer reflexões e orientações práticas que beneficiem tanto os educadores quanto aos estudantes, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento acadêmico e emocional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5811_TB3402_26102024185640.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZANIR DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZANIR"
    "autor_email" => "elizanirsilva@unitins.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111291
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3402
    "inscrito_id" => 5811
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE DO PROFESSOR NA EDUCAÇÂO INCLUSIVA COM ESTUDANTES DEFICIÊNTES: UM DESAFIO A SUPERAR"
    "resumo" => "No contexto educacional, a figura do professor desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, indo além da transmissão de conhecimento. A afetividade do professor, entendida como a capacidade de estabelecer vínculos emocionais positivos com os alunos, é essencial para criar um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, a construção dessa relação afetiva pode ser um desafio a ser superado, especialmente diante de contextos desafiadores e diversificados. Este trabalho visa analisar a relação dos professores em questão dos estudantes com deficiências. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o papel da afetividade na construção de relacionamentos saudáveis no desenvolvimento emocional e o progresso acadêmico desses estudantes. A pesquisa é um levantamento bibliográfico de abordagem qualitativa em analisar por meio das leituras e análises das produções a temática, afetividade do professor em sala de aula, interação comunicativa e resolução de conflitos nas relações interpessoais entre professor e estudantes no contexto das vivencias cotidianas em sala de aula e interação com as demais pessoas da unidade escolar. A base teórica inclui autores como: Coll (2004), Gama (2018), Sousa (2018), os documentos norteadores abrangem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (1996); a Política Nacional de Educação Especial de (1994), Base Nacional Comum Curricular (2018), entre outros. Entendendo que o ambiente de escolarização é a ponte que liga a aprendizagem a comunicação e o afeto diário entre as pessoas. Esse trabalho busca contribuir com as discussões e também trazer reflexões e orientações práticas que beneficiem tanto os educadores quanto aos estudantes, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento acadêmico e emocional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5811_TB3402_26102024185640.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZANIR DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZANIR"
    "autor_email" => "elizanirsilva@unitins.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No contexto educacional, a figura do professor desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, indo além da transmissão de conhecimento. A afetividade do professor, entendida como a capacidade de estabelecer vínculos emocionais positivos com os alunos, é essencial para criar um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, a construção dessa relação afetiva pode ser um desafio a ser superado, especialmente diante de contextos desafiadores e diversificados. Este trabalho visa analisar a relação dos professores em questão dos estudantes com deficiências. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o papel da afetividade na construção de relacionamentos saudáveis no desenvolvimento emocional e o progresso acadêmico desses estudantes. A pesquisa é um levantamento bibliográfico de abordagem qualitativa em analisar por meio das leituras e análises das produções a temática, afetividade do professor em sala de aula, interação comunicativa e resolução de conflitos nas relações interpessoais entre professor e estudantes no contexto das vivencias cotidianas em sala de aula e interação com as demais pessoas da unidade escolar. A base teórica inclui autores como: Coll (2004), Gama (2018), Sousa (2018), os documentos norteadores abrangem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (1996); a Política Nacional de Educação Especial de (1994), Base Nacional Comum Curricular (2018), entre outros. Entendendo que o ambiente de escolarização é a ponte que liga a aprendizagem a comunicação e o afeto diário entre as pessoas. Esse trabalho busca contribuir com as discussões e também trazer reflexões e orientações práticas que beneficiem tanto os educadores quanto aos estudantes, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento acadêmico e emocional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.