Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS INFANTOJUVENIS NO MUNDO DIGITAL CONTEMPORÂNEO: APRENDIZAGEM E (INTER)SUBJETIVIDADE

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O período de isolamento social, em decorrência da pandemia do COVID-19, intensificou o uso maciço das tecnologias de informação e comunicação em diversos âmbitos da vida social. No Brasil, nos últimos anos, houve um aumento expressivo do uso dessas tecnologias entre as crianças, principalmente as que estão na faixa etária de 9 e 10 anos. Sabemos que esse processo de digitalização da vida estrutura as (inter)subjetividades contemporâneas. No entanto, ainda há poucos estudos voltados para a compreensão dos impactos e desdobramentos desse complexo cenário na construção dessas novas subjetividades infantojuvenis. Além disso, situações produzidas social e historicamente que impactam nos seus desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar, acabam sendo, frequentemente, capturadas pela tendência atual de medicalização da vida. Dessa forma, precisamos adotar uma perspectiva crítica sobre a origem de determinados comportamentos, considerando a interação complexa entre os fatores culturais e singulares que os produzem. Consideramos que o estudo da relação entre a cultura digital e a produção de subjetividades infantojuvenis contemporâneas, ancorado no referencial metodológico da teoria histórico-cultural, pode oferecer elementos para analisarmos a complexidade da mediação da cultura digital nas dinâmicas sociais, em particular nos contextos familiares e escolares. Dessa forma, como atualmente, muitas crianças e adolescentes são encaminhadas para o tratamento com psicólogos, a problemática deste projeto centra-se em compreender como esses profissionais têm percebido a interação deste público com a cultura digital, no que diz respeito aos seus impactos (inter)subjetivos, nas dimensões da saúde e da aprendizagem, a fim de contribuirmos com o aprimoramento crítico e reflexivo de práticas educativas e de cuidado com a saúde frente das trajetórias infantojuvenis contemporâneas imersas na cultura digital. A abordagem metodológica adotada nesta pesquisa, em andamento, é a qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e de seis estudos de casos com psicólogos(as) clínicos infantojuvenis, por meio de entrevistas semidirigidas.

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