Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113576
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6700
    "inscrito_id" => 4755
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA"
    "resumo" => "A literatura atual define o autismo como um transtorno do neurodesenvolvimento por suas características apresentadas desde do início do desenvolvimento do indivíduo. De modo geral, as pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA) possuem déficits persistentes na comunicação e na interação social em diferentes contextos, bem como apresentam comportamentos repetitivos que tendem para uma restrição de interesses, de atividades e uma expressiva dificuldade à mudança desses padrões de comportamento estereotipados. A instituição escolar, como um desses contextos onde crianças com TEA são inseridas, deve oferecer um ambiente adequado à sua maior sensibilidade aos elementos estressores, como o barulho e a desordem, e um ensino inclusivo. Desse modo, esta pesquisa teve o objetivo de levantar publicações sobre metodologias de ensino utilizadas na educação básica brasileira na atualidade. Para tanto, foram utilizados como fonte de informação, os artigos publicados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo), dos anos de 2021 a 2024. Como resultado, foram localizados 68 artigos sobre o autismo e, desses, apenas 04 trataram das metodologias de ensino para crianças com esse transtorno, na educação básica. No entanto, outros estudos localizados abordaram metodologias aplicadas ao ensino de crianças autistas fora do contexto escolar. Esse quantitativo sugere a necessidade da realização de mais estudos sobre inclusão escolar de crianças autistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4755_TB6700_10062024102118.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanna.oliveira21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113576
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6700
    "inscrito_id" => 4755
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA"
    "resumo" => "A literatura atual define o autismo como um transtorno do neurodesenvolvimento por suas características apresentadas desde do início do desenvolvimento do indivíduo. De modo geral, as pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA) possuem déficits persistentes na comunicação e na interação social em diferentes contextos, bem como apresentam comportamentos repetitivos que tendem para uma restrição de interesses, de atividades e uma expressiva dificuldade à mudança desses padrões de comportamento estereotipados. A instituição escolar, como um desses contextos onde crianças com TEA são inseridas, deve oferecer um ambiente adequado à sua maior sensibilidade aos elementos estressores, como o barulho e a desordem, e um ensino inclusivo. Desse modo, esta pesquisa teve o objetivo de levantar publicações sobre metodologias de ensino utilizadas na educação básica brasileira na atualidade. Para tanto, foram utilizados como fonte de informação, os artigos publicados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo), dos anos de 2021 a 2024. Como resultado, foram localizados 68 artigos sobre o autismo e, desses, apenas 04 trataram das metodologias de ensino para crianças com esse transtorno, na educação básica. No entanto, outros estudos localizados abordaram metodologias aplicadas ao ensino de crianças autistas fora do contexto escolar. Esse quantitativo sugere a necessidade da realização de mais estudos sobre inclusão escolar de crianças autistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4755_TB6700_10062024102118.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanna.oliveira21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A literatura atual define o autismo como um transtorno do neurodesenvolvimento por suas características apresentadas desde do início do desenvolvimento do indivíduo. De modo geral, as pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA) possuem déficits persistentes na comunicação e na interação social em diferentes contextos, bem como apresentam comportamentos repetitivos que tendem para uma restrição de interesses, de atividades e uma expressiva dificuldade à mudança desses padrões de comportamento estereotipados. A instituição escolar, como um desses contextos onde crianças com TEA são inseridas, deve oferecer um ambiente adequado à sua maior sensibilidade aos elementos estressores, como o barulho e a desordem, e um ensino inclusivo. Desse modo, esta pesquisa teve o objetivo de levantar publicações sobre metodologias de ensino utilizadas na educação básica brasileira na atualidade. Para tanto, foram utilizados como fonte de informação, os artigos publicados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo), dos anos de 2021 a 2024. Como resultado, foram localizados 68 artigos sobre o autismo e, desses, apenas 04 trataram das metodologias de ensino para crianças com esse transtorno, na educação básica. No entanto, outros estudos localizados abordaram metodologias aplicadas ao ensino de crianças autistas fora do contexto escolar. Esse quantitativo sugere a necessidade da realização de mais estudos sobre inclusão escolar de crianças autistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.