Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIDERANÇA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: UM RELATO DE PRÁTICAS E IMPACTOS DO INSTITUTO CORES DO MARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113575
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6699
    "inscrito_id" => 13217
    "titulo" => "LIDERANÇA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: UM RELATO DE PRÁTICAS E IMPACTOS DO INSTITUTO CORES DO MARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho aborda uma descrição da prática da liderança educacional no contexto de um instituto do terceiro setor, Instituto Cores do Mará, com foco no desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens de 5 a 13 anos. O objetivo é compartilhar como as práticas aplicadas no instituto, contribuem para promover competências e habilidades socioemocionais essenciais para formar indivíduos capazes de gerir suas emoções e lidar com desafios da vida. A partir de uma abordagem qualitativa utilizando a observação participante, a pesquisa se desenvolveu seguindo: 1) observação da metodologia aplicada dos momentos de atividade e troca de experiências com os professores que atuam diretamente com as crianças e jovens e 2) acompanhamento dos planos de aula e planejamentos construídos. Os dados levantados se concentraram nas estratégias de liderança em criar um ambiente educacional positivo, apoiando o desenvolvimento de competências como Comunicação, Sociabilidade, Visão de Mundo, Autoconhecimento e Autogestão com um olhar voltado para o respeito à diversidade humana, tendo como pano de fundo a Cultura Maranhense, fortalecendo a identidade cultural e o sentimento de pertencimento. Os resultados mostraram a importância da liderança educacional na orientação do time pedagógico, adotando práticas inclusivas e participativas, resultando em um ambiente de aprendizagem mais harmonioso e produtivo. Além disso, a oferta de formações continuadas para os professores atualiza e reformula a metodologia aplicada, possibilitando um acompanhamento mais adequado sobre as vivências em habilidades socioemocionais e seu gerenciamento. Concluímos que, a liderança educacional focada no socioemocional traz consigo além da responsabilidade de oferecer um ambiente seguro e afetivo para as crianças e jovens que fazem parte, também possui a importância de proporcionar esse mesmo ambiente de escuta, acolhimento e segurança para a equipe pedagógica como um todo, para que juntos de uma forma democrática se possa construir uma base sólida para o desenvolvimento integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13217_TB6699_13062024161836.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANYELLE DA SILVA COSTA MASULLO"
    "autor_nome_curto" => "ANYELLE COSTA"
    "autor_email" => "any@coresdomara.org.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113575
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6699
    "inscrito_id" => 13217
    "titulo" => "LIDERANÇA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: UM RELATO DE PRÁTICAS E IMPACTOS DO INSTITUTO CORES DO MARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho aborda uma descrição da prática da liderança educacional no contexto de um instituto do terceiro setor, Instituto Cores do Mará, com foco no desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens de 5 a 13 anos. O objetivo é compartilhar como as práticas aplicadas no instituto, contribuem para promover competências e habilidades socioemocionais essenciais para formar indivíduos capazes de gerir suas emoções e lidar com desafios da vida. A partir de uma abordagem qualitativa utilizando a observação participante, a pesquisa se desenvolveu seguindo: 1) observação da metodologia aplicada dos momentos de atividade e troca de experiências com os professores que atuam diretamente com as crianças e jovens e 2) acompanhamento dos planos de aula e planejamentos construídos. Os dados levantados se concentraram nas estratégias de liderança em criar um ambiente educacional positivo, apoiando o desenvolvimento de competências como Comunicação, Sociabilidade, Visão de Mundo, Autoconhecimento e Autogestão com um olhar voltado para o respeito à diversidade humana, tendo como pano de fundo a Cultura Maranhense, fortalecendo a identidade cultural e o sentimento de pertencimento. Os resultados mostraram a importância da liderança educacional na orientação do time pedagógico, adotando práticas inclusivas e participativas, resultando em um ambiente de aprendizagem mais harmonioso e produtivo. Além disso, a oferta de formações continuadas para os professores atualiza e reformula a metodologia aplicada, possibilitando um acompanhamento mais adequado sobre as vivências em habilidades socioemocionais e seu gerenciamento. Concluímos que, a liderança educacional focada no socioemocional traz consigo além da responsabilidade de oferecer um ambiente seguro e afetivo para as crianças e jovens que fazem parte, também possui a importância de proporcionar esse mesmo ambiente de escuta, acolhimento e segurança para a equipe pedagógica como um todo, para que juntos de uma forma democrática se possa construir uma base sólida para o desenvolvimento integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13217_TB6699_13062024161836.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANYELLE DA SILVA COSTA MASULLO"
    "autor_nome_curto" => "ANYELLE COSTA"
    "autor_email" => "any@coresdomara.org.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho aborda uma descrição da prática da liderança educacional no contexto de um instituto do terceiro setor, Instituto Cores do Mará, com foco no desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens de 5 a 13 anos. O objetivo é compartilhar como as práticas aplicadas no instituto, contribuem para promover competências e habilidades socioemocionais essenciais para formar indivíduos capazes de gerir suas emoções e lidar com desafios da vida. A partir de uma abordagem qualitativa utilizando a observação participante, a pesquisa se desenvolveu seguindo: 1) observação da metodologia aplicada dos momentos de atividade e troca de experiências com os professores que atuam diretamente com as crianças e jovens e 2) acompanhamento dos planos de aula e planejamentos construídos. Os dados levantados se concentraram nas estratégias de liderança em criar um ambiente educacional positivo, apoiando o desenvolvimento de competências como Comunicação, Sociabilidade, Visão de Mundo, Autoconhecimento e Autogestão com um olhar voltado para o respeito à diversidade humana, tendo como pano de fundo a Cultura Maranhense, fortalecendo a identidade cultural e o sentimento de pertencimento. Os resultados mostraram a importância da liderança educacional na orientação do time pedagógico, adotando práticas inclusivas e participativas, resultando em um ambiente de aprendizagem mais harmonioso e produtivo. Além disso, a oferta de formações continuadas para os professores atualiza e reformula a metodologia aplicada, possibilitando um acompanhamento mais adequado sobre as vivências em habilidades socioemocionais e seu gerenciamento. Concluímos que, a liderança educacional focada no socioemocional traz consigo além da responsabilidade de oferecer um ambiente seguro e afetivo para as crianças e jovens que fazem parte, também possui a importância de proporcionar esse mesmo ambiente de escuta, acolhimento e segurança para a equipe pedagógica como um todo, para que juntos de uma forma democrática se possa construir uma base sólida para o desenvolvimento integral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.