Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E EMPODERAMENTO JUNEVIL NA AMAZÔNIA LEGAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DA ONG VAGA LUME EM COMUNIDADES DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PARÁ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Vaga Lume é um ONG com sede em São Paulo que atua há 20 anos em comunidades do campo da Amazônia Legal, empoderando crianças e jovens por meio da implantação, gestão de bibliotecas comunitárias, mediação de leitura, valorização da cultura local e intercâmbio cultural. Atualmente mantém sete bibliotecas em comunidades do campo no munícipio de Castanhal- Pará. Neste período, a ONG contribuiu muito com a vida de crianças, jovens e adolescentes, porém este artigo fará um recorte das atividades realizadas pela Vaga Lume em duas comunidades do campo de Castanhal, no ano de 2022. As comunidades Boa Vista e Cupiúba foram contempladas com o projeto Criança Esperança Jovem-CRIESP Jovem, projeto realizado em parceria com o Programa de televisão Criança Esperança. Um grupo de cerca de 25 jovens destas comunidades participaram de formações que objetivaram empoderar os jovens, tornando-os protagonistas das bibliotecas de suas comunidades para assim incentivar outros jovens a também se tornarem voluntários. Ao final do ano, percebeu-se que a participação no CRIESP Jovem contribuiu para o empoderamento dos jovens, que se tornam agente multiplicadores da metodologia de mediação de leitura, e responsáveis pela gestão das bibliotecas. Também há relatos de participantes do projeto, que por meio do incentivo à leitura, foram aprovados em vestibulares de universidades públicas. Até o presente momento, os jovens mantiveram-se um grupo sólido atuante na comunidade e constantemente são convidados para apresentarem atividades culturais em eventos que acontecem tanto no espaço urbano, como rural de Castanhal. Assim, percebe-se o quanto as bibliotecas comunitárias são importantes, pois ao combater à exclusão à leitura, à informação empoderam jovens que se tornam protagonistas de suas histórias e de duas comunidades. Dentre as referências que embasam este trabalho, destaca-se: FREIRE(2023); CAVALCANTE (2011); TEIXEIRA(2012).

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