Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO SIMBÓLICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS PEQUENAS DE 0 A 5 ANOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110853
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2778
    "inscrito_id" => 2180
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO SIMBÓLICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS PEQUENAS DE 0 A 5 ANOS"
    "resumo" => "O brincar simbólico, segundo a perspectiva de Piaget, emerge como uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento da inteligência emocional em crianças de 0 a 5 anos no contexto educacional. Ao explorar papéis, cenários e emoções de forma imaginativa durante o jogo simbólico, as crianças têm a oportunidade de expressar e compreender suas emoções em um ambiente seguro e lúdico. Essa prática estimula não apenas a criatividade e a imaginação, mas também colabora para a construção de uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades emocionais essenciais. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do jogo simbólico no desenvolvimento da inteligência emocional na primeira infância, dentro do ambiente. Além de fazer uma reflexão da inserção de atividades lúdicas e simbólicas no cotidiano das crianças de 0 a 5 anos em que se mostra fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A partir dessas reflexões teóricas, criar um ambiente propício para o aprendizado, valorizando a inteligência emocional, proporcionando o crescimento e a promoção do bem-estar nas crianças. No sentido de reconhecer a importância dessa temática, os procedimentos metodológicos englobam a realização de pesquisa bibliográfica e documental todos de cunho qualitativo, em que será conduzida uma revisão bibliográfica destacando as abordagens teóricas de renomados pesquisadores da área da educação, como Cunha (2007), Bomtempo (2001), Piaget (1978), Vygotsky (1988), entre outros. As conclusões da pesquisa apontam que, a inteligência emocional desempenha um papel fundamental no ambiente educacional, pois não se trata apenas de adquirir conhecimento acadêmico, mas também de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para lidar com desafios, resolver conflitos e construir relacionamentos saudáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2180_TB2778_27102024184958.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA CRISTINA SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "luizacristina021@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110853
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2778
    "inscrito_id" => 2180
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO SIMBÓLICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS PEQUENAS DE 0 A 5 ANOS"
    "resumo" => "O brincar simbólico, segundo a perspectiva de Piaget, emerge como uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento da inteligência emocional em crianças de 0 a 5 anos no contexto educacional. Ao explorar papéis, cenários e emoções de forma imaginativa durante o jogo simbólico, as crianças têm a oportunidade de expressar e compreender suas emoções em um ambiente seguro e lúdico. Essa prática estimula não apenas a criatividade e a imaginação, mas também colabora para a construção de uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades emocionais essenciais. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do jogo simbólico no desenvolvimento da inteligência emocional na primeira infância, dentro do ambiente. Além de fazer uma reflexão da inserção de atividades lúdicas e simbólicas no cotidiano das crianças de 0 a 5 anos em que se mostra fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A partir dessas reflexões teóricas, criar um ambiente propício para o aprendizado, valorizando a inteligência emocional, proporcionando o crescimento e a promoção do bem-estar nas crianças. No sentido de reconhecer a importância dessa temática, os procedimentos metodológicos englobam a realização de pesquisa bibliográfica e documental todos de cunho qualitativo, em que será conduzida uma revisão bibliográfica destacando as abordagens teóricas de renomados pesquisadores da área da educação, como Cunha (2007), Bomtempo (2001), Piaget (1978), Vygotsky (1988), entre outros. As conclusões da pesquisa apontam que, a inteligência emocional desempenha um papel fundamental no ambiente educacional, pois não se trata apenas de adquirir conhecimento acadêmico, mas também de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para lidar com desafios, resolver conflitos e construir relacionamentos saudáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2180_TB2778_27102024184958.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA CRISTINA SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "luizacristina021@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O brincar simbólico, segundo a perspectiva de Piaget, emerge como uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento da inteligência emocional em crianças de 0 a 5 anos no contexto educacional. Ao explorar papéis, cenários e emoções de forma imaginativa durante o jogo simbólico, as crianças têm a oportunidade de expressar e compreender suas emoções em um ambiente seguro e lúdico. Essa prática estimula não apenas a criatividade e a imaginação, mas também colabora para a construção de uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades emocionais essenciais. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do jogo simbólico no desenvolvimento da inteligência emocional na primeira infância, dentro do ambiente. Além de fazer uma reflexão da inserção de atividades lúdicas e simbólicas no cotidiano das crianças de 0 a 5 anos em que se mostra fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A partir dessas reflexões teóricas, criar um ambiente propício para o aprendizado, valorizando a inteligência emocional, proporcionando o crescimento e a promoção do bem-estar nas crianças. No sentido de reconhecer a importância dessa temática, os procedimentos metodológicos englobam a realização de pesquisa bibliográfica e documental todos de cunho qualitativo, em que será conduzida uma revisão bibliográfica destacando as abordagens teóricas de renomados pesquisadores da área da educação, como Cunha (2007), Bomtempo (2001), Piaget (1978), Vygotsky (1988), entre outros. As conclusões da pesquisa apontam que, a inteligência emocional desempenha um papel fundamental no ambiente educacional, pois não se trata apenas de adquirir conhecimento acadêmico, mas também de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para lidar com desafios, resolver conflitos e construir relacionamentos saudáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.