Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110040
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1653
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "A formação de professores para a educação especial enfrenta desafios significativos, mas também apresenta perspectivas promissoras para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Os desafios surgem da complexidade e diversidade das necessidades dos alunos com deficiência, que exigem abordagens pedagógicas diferenciadas e adaptadas. Muitos professores relatam uma falta de preparo adequado durante sua formação inicial para lidar com essas demandas específicas, incluindo a falta de experiência prática em salas de aula inclusivas. A necessidade de uma abordagem mais inclusiva na formação de professores é crucial. Isso envolve não apenas fornecer conhecimentos teóricos sobre deficiências e estratégias pedagógicas, mas também oferecer oportunidades práticas de estágio e vivências em ambientes inclusivos. A colaboração entre professores de educação especial e professores de ensino regular também é essencial, promovendo uma cultura escolar que valorize a diversidade e a colaboração entre os profissionais. Além disso, é fundamental investir em programas de desenvolvimento profissional contínuo para os professores em exercício, fornecendo atualizações sobre as melhores práticas em educação especial, tecnologias assistivas e estratégias de ensino diferenciadas. Isso pode incluir workshops, cursos de extensão e grupos de estudo, que permitam aos professores compartilhar experiências e aprender uns com os outros. No entanto, apesar dos desafios, há perspectivas promissoras para a formação de professores na área da educação especial. O reconhecimento da importância da educação inclusiva tem levado muitas instituições de ensino superior a revisarem seus currículos e programas de formação de professores, integrando conteúdos relacionados à diversidade e inclusão desde o início da formação inicial. Além disso, avanços tecnológicos oferecem recursos cada vez mais acessíveis e eficazes para apoiar a aprendizagem de alunos com deficiência, abrindo novas possibilidades para a prática pedagógica inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID822_TB1653_30092024101819.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HERLLEYSON GONÇALVES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedroherlleyson@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110040
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1653
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "A formação de professores para a educação especial enfrenta desafios significativos, mas também apresenta perspectivas promissoras para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Os desafios surgem da complexidade e diversidade das necessidades dos alunos com deficiência, que exigem abordagens pedagógicas diferenciadas e adaptadas. Muitos professores relatam uma falta de preparo adequado durante sua formação inicial para lidar com essas demandas específicas, incluindo a falta de experiência prática em salas de aula inclusivas. A necessidade de uma abordagem mais inclusiva na formação de professores é crucial. Isso envolve não apenas fornecer conhecimentos teóricos sobre deficiências e estratégias pedagógicas, mas também oferecer oportunidades práticas de estágio e vivências em ambientes inclusivos. A colaboração entre professores de educação especial e professores de ensino regular também é essencial, promovendo uma cultura escolar que valorize a diversidade e a colaboração entre os profissionais. Além disso, é fundamental investir em programas de desenvolvimento profissional contínuo para os professores em exercício, fornecendo atualizações sobre as melhores práticas em educação especial, tecnologias assistivas e estratégias de ensino diferenciadas. Isso pode incluir workshops, cursos de extensão e grupos de estudo, que permitam aos professores compartilhar experiências e aprender uns com os outros. No entanto, apesar dos desafios, há perspectivas promissoras para a formação de professores na área da educação especial. O reconhecimento da importância da educação inclusiva tem levado muitas instituições de ensino superior a revisarem seus currículos e programas de formação de professores, integrando conteúdos relacionados à diversidade e inclusão desde o início da formação inicial. Além disso, avanços tecnológicos oferecem recursos cada vez mais acessíveis e eficazes para apoiar a aprendizagem de alunos com deficiência, abrindo novas possibilidades para a prática pedagógica inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID822_TB1653_30092024101819.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HERLLEYSON GONÇALVES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedroherlleyson@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação de professores para a educação especial enfrenta desafios significativos, mas também apresenta perspectivas promissoras para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Os desafios surgem da complexidade e diversidade das necessidades dos alunos com deficiência, que exigem abordagens pedagógicas diferenciadas e adaptadas. Muitos professores relatam uma falta de preparo adequado durante sua formação inicial para lidar com essas demandas específicas, incluindo a falta de experiência prática em salas de aula inclusivas. A necessidade de uma abordagem mais inclusiva na formação de professores é crucial. Isso envolve não apenas fornecer conhecimentos teóricos sobre deficiências e estratégias pedagógicas, mas também oferecer oportunidades práticas de estágio e vivências em ambientes inclusivos. A colaboração entre professores de educação especial e professores de ensino regular também é essencial, promovendo uma cultura escolar que valorize a diversidade e a colaboração entre os profissionais. Além disso, é fundamental investir em programas de desenvolvimento profissional contínuo para os professores em exercício, fornecendo atualizações sobre as melhores práticas em educação especial, tecnologias assistivas e estratégias de ensino diferenciadas. Isso pode incluir workshops, cursos de extensão e grupos de estudo, que permitam aos professores compartilhar experiências e aprender uns com os outros. No entanto, apesar dos desafios, há perspectivas promissoras para a formação de professores na área da educação especial. O reconhecimento da importância da educação inclusiva tem levado muitas instituições de ensino superior a revisarem seus currículos e programas de formação de professores, integrando conteúdos relacionados à diversidade e inclusão desde o início da formação inicial. Além disso, avanços tecnológicos oferecem recursos cada vez mais acessíveis e eficazes para apoiar a aprendizagem de alunos com deficiência, abrindo novas possibilidades para a prática pedagógica inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.