Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS NA ORIENTAÇÃO DA ESCRITA DE TRABALHOS DE PESQUISA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A FALTA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113324
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6361
    "inscrito_id" => 16576
    "titulo" => "DESAFIOS NA ORIENTAÇÃO DA ESCRITA DE TRABALHOS DE PESQUISA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A FALTA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA PROFESSORES"
    "resumo" => "Esta pesquisa aborda a importância da formação de professores na apropriação do conhecimento necessário para orientar a escrita de trabalhos de pesquisa escolar no estudo de ciências. O objetivo principal é propor diretrizes para melhorar o processo de transposição didática realizado pelos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente no ensino da produção escrita de trabalhos de pesquisa. A fundamentação teórica apoia-se nos conceitos de cultura científica apresentados por Demo (2015), Chassot (2010), Paviani (2013) e Köche (2015). O estudo delimita-se no ensino da escrita e na orientação de trabalhos escolares, empregando a Teoria da Transposição Didática de Chevallard (1991), com suporte nos estudos de Azevedo (2016). Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, foi realizada a análise documental das produções escritas nos diários de bordo, instrumentos de registro do processo de investigação, de alunos do sexto ao nono ano de uma escola da rede municipal de Carlos Barbosa – RS. Os resultados visam elaborar pressupostos que possam servir como referência para a iniciação científica desses estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16576_TB6361_04062024215112.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESA VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESA VIEIRA D"
    "autor_email" => "vieiravanesa21@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113324
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6361
    "inscrito_id" => 16576
    "titulo" => "DESAFIOS NA ORIENTAÇÃO DA ESCRITA DE TRABALHOS DE PESQUISA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A FALTA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA PROFESSORES"
    "resumo" => "Esta pesquisa aborda a importância da formação de professores na apropriação do conhecimento necessário para orientar a escrita de trabalhos de pesquisa escolar no estudo de ciências. O objetivo principal é propor diretrizes para melhorar o processo de transposição didática realizado pelos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente no ensino da produção escrita de trabalhos de pesquisa. A fundamentação teórica apoia-se nos conceitos de cultura científica apresentados por Demo (2015), Chassot (2010), Paviani (2013) e Köche (2015). O estudo delimita-se no ensino da escrita e na orientação de trabalhos escolares, empregando a Teoria da Transposição Didática de Chevallard (1991), com suporte nos estudos de Azevedo (2016). Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, foi realizada a análise documental das produções escritas nos diários de bordo, instrumentos de registro do processo de investigação, de alunos do sexto ao nono ano de uma escola da rede municipal de Carlos Barbosa – RS. Os resultados visam elaborar pressupostos que possam servir como referência para a iniciação científica desses estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16576_TB6361_04062024215112.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESA VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESA VIEIRA D"
    "autor_email" => "vieiravanesa21@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa aborda a importância da formação de professores na apropriação do conhecimento necessário para orientar a escrita de trabalhos de pesquisa escolar no estudo de ciências. O objetivo principal é propor diretrizes para melhorar o processo de transposição didática realizado pelos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente no ensino da produção escrita de trabalhos de pesquisa. A fundamentação teórica apoia-se nos conceitos de cultura científica apresentados por Demo (2015), Chassot (2010), Paviani (2013) e Köche (2015). O estudo delimita-se no ensino da escrita e na orientação de trabalhos escolares, empregando a Teoria da Transposição Didática de Chevallard (1991), com suporte nos estudos de Azevedo (2016). Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, foi realizada a análise documental das produções escritas nos diários de bordo, instrumentos de registro do processo de investigação, de alunos do sexto ao nono ano de uma escola da rede municipal de Carlos Barbosa – RS. Os resultados visam elaborar pressupostos que possam servir como referência para a iniciação científica desses estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.