Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SISEDU - UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110460
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2251
    "inscrito_id" => 10597
    "titulo" => "SISEDU - UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR"
    "resumo" => "A avaliação diagnóstica identifica os conteúdos que foram bem assimilados e os que necessitam de revisão pelos alunos. É necessário que o profissional da educação compreenda que a avaliação é um instrumento que precisa ser utilizado a favor da aprendizagem, ela deve ser o início do processo do aluno, a fim de evidenciar se os objetivos no processo ensino-aprendizagem foram alcançados. Quando esses dados são identificados, de maneira prévia, o professor pode adequar seu planejamento de acordo com a deficiência de um aluno em particular ou de um grupo, otimizando sua prática e seus resultados. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) oferece à sua rede educacional um sistema, que traça o diagnóstico de desempenho dos estudantes em Português e Matemática, através de uma Avaliação Diagnóstica, o SISEDU - Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional, que permite à gestão escolar e aos professores acompanharem os resultados dos alunos de forma personalizada e baseados em evidências pedagogicamente significativas e estatisticamente robustas. Entretanto muitos professores, por não terem habilidades para utilizar a plataforma, acabam por desconhecerem esses dados, capazes de identificar as fragilidades dos alunos em um determinado conteúdo, e nortearem o planejamento de suas aulas. Logo, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização ou não da ferramenta pelos professores de Português e Matemática de uma escola localizada na área metropolitana de Fortaleza, a fim de descobrir se esses resultados fazem parte do planejamento desses profissionais. A pesquisa, na fase bibliográfica, utiliza estudos de Girão (2023), França () e Bento (2014) e a análise dos dados do SISEDU da escola escolhida e, na segunda fase, aplicação do formulário online, a apresentação e a análise das respostas dos professores, utilizando as contribuições de Alves (2020) e Pin, Nogaro e Weich (2016)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10597_TB2251_06042024145937.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AURINIVIA BEZERRA NATALENSE"
    "autor_nome_curto" => "NIVIA"
    "autor_email" => "aurinivia.cavalcante@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110460
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2251
    "inscrito_id" => 10597
    "titulo" => "SISEDU - UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR"
    "resumo" => "A avaliação diagnóstica identifica os conteúdos que foram bem assimilados e os que necessitam de revisão pelos alunos. É necessário que o profissional da educação compreenda que a avaliação é um instrumento que precisa ser utilizado a favor da aprendizagem, ela deve ser o início do processo do aluno, a fim de evidenciar se os objetivos no processo ensino-aprendizagem foram alcançados. Quando esses dados são identificados, de maneira prévia, o professor pode adequar seu planejamento de acordo com a deficiência de um aluno em particular ou de um grupo, otimizando sua prática e seus resultados. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) oferece à sua rede educacional um sistema, que traça o diagnóstico de desempenho dos estudantes em Português e Matemática, através de uma Avaliação Diagnóstica, o SISEDU - Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional, que permite à gestão escolar e aos professores acompanharem os resultados dos alunos de forma personalizada e baseados em evidências pedagogicamente significativas e estatisticamente robustas. Entretanto muitos professores, por não terem habilidades para utilizar a plataforma, acabam por desconhecerem esses dados, capazes de identificar as fragilidades dos alunos em um determinado conteúdo, e nortearem o planejamento de suas aulas. Logo, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização ou não da ferramenta pelos professores de Português e Matemática de uma escola localizada na área metropolitana de Fortaleza, a fim de descobrir se esses resultados fazem parte do planejamento desses profissionais. A pesquisa, na fase bibliográfica, utiliza estudos de Girão (2023), França () e Bento (2014) e a análise dos dados do SISEDU da escola escolhida e, na segunda fase, aplicação do formulário online, a apresentação e a análise das respostas dos professores, utilizando as contribuições de Alves (2020) e Pin, Nogaro e Weich (2016)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10597_TB2251_06042024145937.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AURINIVIA BEZERRA NATALENSE"
    "autor_nome_curto" => "NIVIA"
    "autor_email" => "aurinivia.cavalcante@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A avaliação diagnóstica identifica os conteúdos que foram bem assimilados e os que necessitam de revisão pelos alunos. É necessário que o profissional da educação compreenda que a avaliação é um instrumento que precisa ser utilizado a favor da aprendizagem, ela deve ser o início do processo do aluno, a fim de evidenciar se os objetivos no processo ensino-aprendizagem foram alcançados. Quando esses dados são identificados, de maneira prévia, o professor pode adequar seu planejamento de acordo com a deficiência de um aluno em particular ou de um grupo, otimizando sua prática e seus resultados. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) oferece à sua rede educacional um sistema, que traça o diagnóstico de desempenho dos estudantes em Português e Matemática, através de uma Avaliação Diagnóstica, o SISEDU - Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional, que permite à gestão escolar e aos professores acompanharem os resultados dos alunos de forma personalizada e baseados em evidências pedagogicamente significativas e estatisticamente robustas. Entretanto muitos professores, por não terem habilidades para utilizar a plataforma, acabam por desconhecerem esses dados, capazes de identificar as fragilidades dos alunos em um determinado conteúdo, e nortearem o planejamento de suas aulas. Logo, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização ou não da ferramenta pelos professores de Português e Matemática de uma escola localizada na área metropolitana de Fortaleza, a fim de descobrir se esses resultados fazem parte do planejamento desses profissionais. A pesquisa, na fase bibliográfica, utiliza estudos de Girão (2023), França () e Bento (2014) e a análise dos dados do SISEDU da escola escolhida e, na segunda fase, aplicação do formulário online, a apresentação e a análise das respostas dos professores, utilizando as contribuições de Alves (2020) e Pin, Nogaro e Weich (2016).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.