TEIXEIRA, Francineide Dos Anjos. O multiculturalismo trabalhado no texto literário. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113323>. Acesso em: 25/12/2024 22:57
Este artigo dará ênfase no multiculturalismo, tema contemporâneo transversal, trabalhado por meio da literatura no ambiente escolar realizada em parceria com o PIBID, explorando no texto literário conhecimentos inerentes da cultura popular. Sendo assim, o objetivo foi trabalhar a literatura indígena na sala de aula, analisando a compreensão dos aspectos míticos presentes na narrativa, enfatizando a identidade cultural e suas relações com o meio em que se vive. Para isso, usou-se como objeto de estudo o conto indígena “As makukauas” da obra “Contos da floresta” de Yguarê Yamã, com leitura, interpretação e análise dos aspectos míticos do texto, tornando a leitura significativa por meio da identificação cultural presente na obra. Neste conto é trabalhado o imaginário junto com a crença do povo Maraguá, traz consigo um alerta sobre a preservação e a conscientização da caça descontrolada de aves, há também a presença de seres míticos como protetores da floresta, realçando e valorizando a cultura e a crença do povo indígena, como o homem com pés de pássaro, personagem que aparece para trazer um ensinamento sobre a matança indiscriminada das aves da floresta, nele está presente a relação com o mundo terreno e com o mundo sobrenatural, comum na crença Maraguá. Portanto, o multiculturalismo foi trabalhado no ambiente escolar por meio do texto literário possibilitando reflexões e identificação do público alvo com os saberes culturais, reconhecendo que os aspectos míticos explorados na narrativa fazem parte da realidade em que vivem, pois é comum ouvirem histórias semelhantes a essa em que seres sobrenaturais agem em defesa da floresta.