Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES FORMADORES NA PRÁTICA DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112778
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5555
    "inscrito_id" => 15679
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES FORMADORES NA PRÁTICA DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este resumo trata de um trabalho sobre a influência das metodologias de ensino desenvolvidas por professores formadores na prática dos futuros profissionais da educação básica, a partir das reflexões de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Apresentou como objetivo geral compreender a influência das metodologias de ensino desenvolvidas por professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana na prática pedagógica dos futuros profissionais da Educação Básica. Como questão de pesquisa buscou entender como as metodologias de ensino desenvolvidas por professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana influenciam na prática pedagógica dos futuros profissionais da Educação Básica? Como referência teórica foram utilizados Cunha (2016); D´Ávila (2007); Derossi e Ferreira (2021); Franco (2016); Gatti (2010); Morés (2018); Marques et al. (2021); Nóvoa (2022); Pischetola e Miranda (2019). Se constitui numa pesquisa de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (1997). O estudo conclui que as metodologias de ensino dos professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana têm impacto direto na prática pedagógica dos futuros profissionais da Educação Básica. Professores inovadores, que adotam abordagens diversificadas, influenciam positivamente, enquanto práticas tradicionais são desencorajadas. Porém, destaca-se a necessidade de uma abordagem teórico-prática mais integrada no curso, promovendo uma formação docente mais crítica e reflexiva alinhada às demandas reais da educação básica. Além disso, ressaltou-se a importância de professores coerentes entre discurso e prática, vistos como exemplos a serem seguidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15679_TB5555_20102024222241.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCYLA DE JESUS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Tarcyla de Jesu"
    "autor_email" => "tarcyladejesus03@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112778
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5555
    "inscrito_id" => 15679
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES FORMADORES NA PRÁTICA DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este resumo trata de um trabalho sobre a influência das metodologias de ensino desenvolvidas por professores formadores na prática dos futuros profissionais da educação básica, a partir das reflexões de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Apresentou como objetivo geral compreender a influência das metodologias de ensino desenvolvidas por professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana na prática pedagógica dos futuros profissionais da Educação Básica. Como questão de pesquisa buscou entender como as metodologias de ensino desenvolvidas por professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana influenciam na prática pedagógica dos futuros profissionais da Educação Básica? Como referência teórica foram utilizados Cunha (2016); D´Ávila (2007); Derossi e Ferreira (2021); Franco (2016); Gatti (2010); Morés (2018); Marques et al. (2021); Nóvoa (2022); Pischetola e Miranda (2019). Se constitui numa pesquisa de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (1997). O estudo conclui que as metodologias de ensino dos professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana têm impacto direto na prática pedagógica dos futuros profissionais da Educação Básica. Professores inovadores, que adotam abordagens diversificadas, influenciam positivamente, enquanto práticas tradicionais são desencorajadas. Porém, destaca-se a necessidade de uma abordagem teórico-prática mais integrada no curso, promovendo uma formação docente mais crítica e reflexiva alinhada às demandas reais da educação básica. Além disso, ressaltou-se a importância de professores coerentes entre discurso e prática, vistos como exemplos a serem seguidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15679_TB5555_20102024222241.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCYLA DE JESUS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Tarcyla de Jesu"
    "autor_email" => "tarcyladejesus03@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este resumo trata de um trabalho sobre a influência das metodologias de ensino desenvolvidas por professores formadores na prática dos futuros profissionais da educação básica, a partir das reflexões de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Apresentou como objetivo geral compreender a influência das metodologias de ensino desenvolvidas por professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana na prática pedagógica dos futuros profissionais da Educação Básica. Como questão de pesquisa buscou entender como as metodologias de ensino desenvolvidas por professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana influenciam na prática pedagógica dos futuros profissionais da Educação Básica? Como referência teórica foram utilizados Cunha (2016); D´Ávila (2007); Derossi e Ferreira (2021); Franco (2016); Gatti (2010); Morés (2018); Marques et al. (2021); Nóvoa (2022); Pischetola e Miranda (2019). Se constitui numa pesquisa de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (1997). O estudo conclui que as metodologias de ensino dos professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana têm impacto direto na prática pedagógica dos futuros profissionais da Educação Básica. Professores inovadores, que adotam abordagens diversificadas, influenciam positivamente, enquanto práticas tradicionais são desencorajadas. Porém, destaca-se a necessidade de uma abordagem teórico-prática mais integrada no curso, promovendo uma formação docente mais crítica e reflexiva alinhada às demandas reais da educação básica. Além disso, ressaltou-se a importância de professores coerentes entre discurso e prática, vistos como exemplos a serem seguidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.