Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA PARA O ENSINO DE FUNGOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113312
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6338
    "inscrito_id" => 11546
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA PARA O ENSINO DE FUNGOS"
    "resumo" => "Apesar dos avanços tecnológicos educacionais e das estratégias metodológicas, é recorrente a abordagem pedagógica de forma tradicional, centralizada na memorização dos conteúdos e sem contexto com a realidade dos alunos. Jogos didáticos têm sido apontados como recurso pedagógico/metodológico relevante para dinamizar o ensino-aprendizagem de forma ativa, apresentando grande potencial no ensino de Ciências e Biologia, nos diversos níveis de ensino. Percepções e conhecimentos que estudantes apresentam sobre fungos são limitados em relação a importância desses organismos no meio ambiente e na vida cotidiana, além de exibir concepções equivocadas sobre esses organismos. Este trabalho objetivou elaborar e avaliar um jogo da memória para o ensino de micologia. A avaliação do jogo foi realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus X da UNEB. A criação do jogo foi realizada na plataforma de designer Canva®. O jogo foi elaborado com material de baixo custo. Após elaboração do jogo, foi aplicado junto aos estudantes e avaliado através de um formulário Googleforms® para verificar sua adequação, aceitação, jogabilidade e outros aspectos. Para a avaliação do jogo, os voluntários responderam o questionário de forma anônima que continham as seguintes perguntas: Qual percepção sobre o jogo? Qual nível de ensino pode ser destinado? O design do jogo? As cartas do jogo apresentam legibilidade? Qualidade das imagens? Recomendaria este jogo? Jogaria novamente? Pode ser usado em sala de aula? Como professor(a) usaria? O que achou de positivo? Qual(is) aspecto(s) precisa melhorar? A pesquisa permitiu demonstrar como o lúdico pode e deve ser trabalhado no âmbito educacional, através de um jogo didático. O jogo foi avaliado como apto para ser usado no ensino. De acordo com o resultado, a ludicidade está presente, fazendo ser um jogo divertido e com aprendizado, uma vez que este foi um dos pontos a ser investigado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11546_TB6338_11102024091800.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORGE LUIZ FORTUNA"
    "autor_nome_curto" => "MAGOO FORTUNA"
    "autor_email" => "magoofortuna@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113312
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6338
    "inscrito_id" => 11546
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA PARA O ENSINO DE FUNGOS"
    "resumo" => "Apesar dos avanços tecnológicos educacionais e das estratégias metodológicas, é recorrente a abordagem pedagógica de forma tradicional, centralizada na memorização dos conteúdos e sem contexto com a realidade dos alunos. Jogos didáticos têm sido apontados como recurso pedagógico/metodológico relevante para dinamizar o ensino-aprendizagem de forma ativa, apresentando grande potencial no ensino de Ciências e Biologia, nos diversos níveis de ensino. Percepções e conhecimentos que estudantes apresentam sobre fungos são limitados em relação a importância desses organismos no meio ambiente e na vida cotidiana, além de exibir concepções equivocadas sobre esses organismos. Este trabalho objetivou elaborar e avaliar um jogo da memória para o ensino de micologia. A avaliação do jogo foi realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus X da UNEB. A criação do jogo foi realizada na plataforma de designer Canva®. O jogo foi elaborado com material de baixo custo. Após elaboração do jogo, foi aplicado junto aos estudantes e avaliado através de um formulário Googleforms® para verificar sua adequação, aceitação, jogabilidade e outros aspectos. Para a avaliação do jogo, os voluntários responderam o questionário de forma anônima que continham as seguintes perguntas: Qual percepção sobre o jogo? Qual nível de ensino pode ser destinado? O design do jogo? As cartas do jogo apresentam legibilidade? Qualidade das imagens? Recomendaria este jogo? Jogaria novamente? Pode ser usado em sala de aula? Como professor(a) usaria? O que achou de positivo? Qual(is) aspecto(s) precisa melhorar? A pesquisa permitiu demonstrar como o lúdico pode e deve ser trabalhado no âmbito educacional, através de um jogo didático. O jogo foi avaliado como apto para ser usado no ensino. De acordo com o resultado, a ludicidade está presente, fazendo ser um jogo divertido e com aprendizado, uma vez que este foi um dos pontos a ser investigado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11546_TB6338_11102024091800.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORGE LUIZ FORTUNA"
    "autor_nome_curto" => "MAGOO FORTUNA"
    "autor_email" => "magoofortuna@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Apesar dos avanços tecnológicos educacionais e das estratégias metodológicas, é recorrente a abordagem pedagógica de forma tradicional, centralizada na memorização dos conteúdos e sem contexto com a realidade dos alunos. Jogos didáticos têm sido apontados como recurso pedagógico/metodológico relevante para dinamizar o ensino-aprendizagem de forma ativa, apresentando grande potencial no ensino de Ciências e Biologia, nos diversos níveis de ensino. Percepções e conhecimentos que estudantes apresentam sobre fungos são limitados em relação a importância desses organismos no meio ambiente e na vida cotidiana, além de exibir concepções equivocadas sobre esses organismos. Este trabalho objetivou elaborar e avaliar um jogo da memória para o ensino de micologia. A avaliação do jogo foi realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus X da UNEB. A criação do jogo foi realizada na plataforma de designer Canva®. O jogo foi elaborado com material de baixo custo. Após elaboração do jogo, foi aplicado junto aos estudantes e avaliado através de um formulário Googleforms® para verificar sua adequação, aceitação, jogabilidade e outros aspectos. Para a avaliação do jogo, os voluntários responderam o questionário de forma anônima que continham as seguintes perguntas: Qual percepção sobre o jogo? Qual nível de ensino pode ser destinado? O design do jogo? As cartas do jogo apresentam legibilidade? Qualidade das imagens? Recomendaria este jogo? Jogaria novamente? Pode ser usado em sala de aula? Como professor(a) usaria? O que achou de positivo? Qual(is) aspecto(s) precisa melhorar? A pesquisa permitiu demonstrar como o lúdico pode e deve ser trabalhado no âmbito educacional, através de um jogo didático. O jogo foi avaliado como apto para ser usado no ensino. De acordo com o resultado, a ludicidade está presente, fazendo ser um jogo divertido e com aprendizado, uma vez que este foi um dos pontos a ser investigado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.