Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPENSANDO A METODOLOGIA DE ENSINO PARA O SÉCULO XXI

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113079
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5984
    "inscrito_id" => 14606
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPENSANDO A METODOLOGIA DE ENSINO PARA O SÉCULO XXI"
    "resumo" => "Desde tempos imemoriais, o método tradicional de ensino tem sido o pilar da educação em todo o mundo. No entanto, à medida que avançamos no século XXI, torna-se cada vez mais evidente que esse método está se tornando obsoleto e incapaz de atender às demandas de uma sociedade em constante evolução. A necessidade premente de uma mudança na metodologia de ensino é amplamente discutida e fundamentada em diversas teorias educacionais. O presente trabalho analisa a obsolescência do método tradicional de ensino diante das demandas contemporâneas. Tem como objetivo favorecer um estudo e discussão do conhecimento teórico e da vivência de experiências exitosas baseadas nas abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. A pesquisa está fundamentada em teorias educacionais, como a de Ausubel sobre aprendizagem significativa, Bonwell e Eison sobre aprendizagem ativa, Gardner sobre inteligências múltiplas e Vygotsky sobre zona de desenvolvimento proximal, e esse estudo ressalta a falha do modelo tradicional em promover uma educação eficaz. No contexto, destaca-se a necessidade urgente de reformular a metodologia educacional na vertente de privilegiar a participação ativa dos alunos e reconhecer a diversidade de habilidades. É crescente a percepção e o entendimento que a formação docente fundamentada em metodologias ativas se torna imprescindível para promover uma educação de qualidade e preparar os alunos para os desafios do século atual. Assim, conclui-se que é imperativo que repensemos nosso enfoque educacional nas formações de professores, adotando abordagens mais dinâmicas, participativas e inclusivas. Somente assim poderemos garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial e se tornarem cidadãos ativos e críticos em uma sociedade em constante transformação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14606_TB5984_27102024091251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUZIDETE DE OLIVEIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "LAUZIDETE"
    "autor_email" => "lazaleite@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113079
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5984
    "inscrito_id" => 14606
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPENSANDO A METODOLOGIA DE ENSINO PARA O SÉCULO XXI"
    "resumo" => "Desde tempos imemoriais, o método tradicional de ensino tem sido o pilar da educação em todo o mundo. No entanto, à medida que avançamos no século XXI, torna-se cada vez mais evidente que esse método está se tornando obsoleto e incapaz de atender às demandas de uma sociedade em constante evolução. A necessidade premente de uma mudança na metodologia de ensino é amplamente discutida e fundamentada em diversas teorias educacionais. O presente trabalho analisa a obsolescência do método tradicional de ensino diante das demandas contemporâneas. Tem como objetivo favorecer um estudo e discussão do conhecimento teórico e da vivência de experiências exitosas baseadas nas abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. A pesquisa está fundamentada em teorias educacionais, como a de Ausubel sobre aprendizagem significativa, Bonwell e Eison sobre aprendizagem ativa, Gardner sobre inteligências múltiplas e Vygotsky sobre zona de desenvolvimento proximal, e esse estudo ressalta a falha do modelo tradicional em promover uma educação eficaz. No contexto, destaca-se a necessidade urgente de reformular a metodologia educacional na vertente de privilegiar a participação ativa dos alunos e reconhecer a diversidade de habilidades. É crescente a percepção e o entendimento que a formação docente fundamentada em metodologias ativas se torna imprescindível para promover uma educação de qualidade e preparar os alunos para os desafios do século atual. Assim, conclui-se que é imperativo que repensemos nosso enfoque educacional nas formações de professores, adotando abordagens mais dinâmicas, participativas e inclusivas. Somente assim poderemos garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial e se tornarem cidadãos ativos e críticos em uma sociedade em constante transformação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14606_TB5984_27102024091251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUZIDETE DE OLIVEIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "LAUZIDETE"
    "autor_email" => "lazaleite@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Desde tempos imemoriais, o método tradicional de ensino tem sido o pilar da educação em todo o mundo. No entanto, à medida que avançamos no século XXI, torna-se cada vez mais evidente que esse método está se tornando obsoleto e incapaz de atender às demandas de uma sociedade em constante evolução. A necessidade premente de uma mudança na metodologia de ensino é amplamente discutida e fundamentada em diversas teorias educacionais. O presente trabalho analisa a obsolescência do método tradicional de ensino diante das demandas contemporâneas. Tem como objetivo favorecer um estudo e discussão do conhecimento teórico e da vivência de experiências exitosas baseadas nas abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. A pesquisa está fundamentada em teorias educacionais, como a de Ausubel sobre aprendizagem significativa, Bonwell e Eison sobre aprendizagem ativa, Gardner sobre inteligências múltiplas e Vygotsky sobre zona de desenvolvimento proximal, e esse estudo ressalta a falha do modelo tradicional em promover uma educação eficaz. No contexto, destaca-se a necessidade urgente de reformular a metodologia educacional na vertente de privilegiar a participação ativa dos alunos e reconhecer a diversidade de habilidades. É crescente a percepção e o entendimento que a formação docente fundamentada em metodologias ativas se torna imprescindível para promover uma educação de qualidade e preparar os alunos para os desafios do século atual. Assim, conclui-se que é imperativo que repensemos nosso enfoque educacional nas formações de professores, adotando abordagens mais dinâmicas, participativas e inclusivas. Somente assim poderemos garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial e se tornarem cidadãos ativos e críticos em uma sociedade em constante transformação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.