Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO PEDAGÓGICO À ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – TRABALHO DE ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTM – CAMPUS UBERLÂNDIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A assistência estudantil no âmbito do IFTM – Campus Uberlândia se constitui como um programa de apoio aos estudantes para sua permanência em uma instituição educacional pública federal. Para além de seu objetivo assistencialista, tem como objetivo fortalecer as políticas de permanência e êxito dos estudantes, sejam nos níveis técnico de nível médio ou superior. Tendo em seu escopo os programas governamentais para essa finalidade, busca-se ir além, objetivando novas atribuições que são delegadas à assistência estudantil, de forma a contribuir para o processo educacional numa perspectiva omnilateral. Este artigo objetiva discutir as possibilidades de atuação dos profissionais da assistência estudantil e de alunos inseridos em projetos de ensino, na educação formal na sociedade contemporânea. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental como estratégia de levantamento de dados, bem como informações trazidas por entrevistas informais dos alunos beneficiados por estes programas, onde se identifica que as possibilidades de atuação da assistência estudantil perpassam por dois moldes básicos: primeiramente pautando-se em uma política seletiva, de cunho financeiro, que reflete em uma educação não emancipadora; e o segundo, de caráter universal, que amplia suas visões para atender o estudante em diversos aspectos: econômico, social, acadêmico e humano, através das parcerias firmadas entre outros setores institucionais, como coordenação de curso, Núcleo de Apoio Pedagógico e Núcleo de Atendimento a Pessoas com necessidades específicas, além de projetos de ensino que conta com monitores voluntários para esse fim. Entendemos esse último modelo como fruto da crescente exigência social contemporânea e da consequente emergência de outras demandas que repercutem no desempenho acadêmico e interferem na permanência dos estudantes de diferentes níveis de ensino. Para tanto, novas funções passam a ser discutidas e atribuídas à assistência ao estudante enquanto atividade meio para garantir o sucesso do processo educacional numa perspectiva mais ampla e menos assistencialista.

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