Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO SUPERIOR NA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113278
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6293
    "inscrito_id" => 3470
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO SUPERIOR NA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA"
    "resumo" => "As metodologias ativas são estratégias que envolvem os estudantes em atividades que estimulam o pensamento crítico, discussão, resolução de problemas e aplicação de conceitos em situações reais, além de serem centradas no aluno e visam promover sua participação ativa de forma autônoma para construção do conhecimento. Nesse sentido, essas metodologias vão de encontro a teoria significativa de Ausubel que enfatiza a importância de relacionar o novo conhecimento com a estrutura cognitiva prévia do aprendiz. Assim sendo, essa abordagem destacou-se recentemente com a ascensão das metodologias ativas, devido aos benefícios no ensino-aprendizagem, sendo preconizada pela Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de saúde no Brasil. Esse estudo tem como objetivo geral analisar na literatura científica a importância do uso das metodologias ativas no ensino superior nos cursos de saúde. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva do tipo Revisão Integrativa da Literatura, onde foi realizado uma busca por artigos (2019 a 2024), no Periódico CAPES (DOAJ e SCIELO), cruzando-se as palavras-chave Metodologias ativas, Ensino superior, Saúde e Docente, utilizando-se o operador boleano AND. Encontrou-se 110 artigos, onde 57 foram selecionados para serem lidos, os títulos e resumos (1º filtro) resultando em 20 artigos, para serem lidos na íntegra (2º filtro) e por fim, contemplando 11 artigos que responderam à questão norteadora dessa revisão. O estudo destaca a importância das metodologias ativas nos cursos de saúde em instituições de ensino superior e mostram que as Metodologia Ativas ajudam a preparar os alunos para serem autônomos e prontos para desafios profissionais. Assim como, enfatiza a necessidade de mais estudos, especialmente quantitativos e experimentais, além de explorar outras plataformas e bases de dados para uma compreensão mais abrangente do tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3470_TB6293_01102024130920.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA RÉGIA FEITOSA GONÇALVES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vfeitosa.br@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113278
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6293
    "inscrito_id" => 3470
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO SUPERIOR NA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA"
    "resumo" => "As metodologias ativas são estratégias que envolvem os estudantes em atividades que estimulam o pensamento crítico, discussão, resolução de problemas e aplicação de conceitos em situações reais, além de serem centradas no aluno e visam promover sua participação ativa de forma autônoma para construção do conhecimento. Nesse sentido, essas metodologias vão de encontro a teoria significativa de Ausubel que enfatiza a importância de relacionar o novo conhecimento com a estrutura cognitiva prévia do aprendiz. Assim sendo, essa abordagem destacou-se recentemente com a ascensão das metodologias ativas, devido aos benefícios no ensino-aprendizagem, sendo preconizada pela Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de saúde no Brasil. Esse estudo tem como objetivo geral analisar na literatura científica a importância do uso das metodologias ativas no ensino superior nos cursos de saúde. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva do tipo Revisão Integrativa da Literatura, onde foi realizado uma busca por artigos (2019 a 2024), no Periódico CAPES (DOAJ e SCIELO), cruzando-se as palavras-chave Metodologias ativas, Ensino superior, Saúde e Docente, utilizando-se o operador boleano AND. Encontrou-se 110 artigos, onde 57 foram selecionados para serem lidos, os títulos e resumos (1º filtro) resultando em 20 artigos, para serem lidos na íntegra (2º filtro) e por fim, contemplando 11 artigos que responderam à questão norteadora dessa revisão. O estudo destaca a importância das metodologias ativas nos cursos de saúde em instituições de ensino superior e mostram que as Metodologia Ativas ajudam a preparar os alunos para serem autônomos e prontos para desafios profissionais. Assim como, enfatiza a necessidade de mais estudos, especialmente quantitativos e experimentais, além de explorar outras plataformas e bases de dados para uma compreensão mais abrangente do tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3470_TB6293_01102024130920.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA RÉGIA FEITOSA GONÇALVES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vfeitosa.br@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As metodologias ativas são estratégias que envolvem os estudantes em atividades que estimulam o pensamento crítico, discussão, resolução de problemas e aplicação de conceitos em situações reais, além de serem centradas no aluno e visam promover sua participação ativa de forma autônoma para construção do conhecimento. Nesse sentido, essas metodologias vão de encontro a teoria significativa de Ausubel que enfatiza a importância de relacionar o novo conhecimento com a estrutura cognitiva prévia do aprendiz. Assim sendo, essa abordagem destacou-se recentemente com a ascensão das metodologias ativas, devido aos benefícios no ensino-aprendizagem, sendo preconizada pela Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de saúde no Brasil. Esse estudo tem como objetivo geral analisar na literatura científica a importância do uso das metodologias ativas no ensino superior nos cursos de saúde. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva do tipo Revisão Integrativa da Literatura, onde foi realizado uma busca por artigos (2019 a 2024), no Periódico CAPES (DOAJ e SCIELO), cruzando-se as palavras-chave Metodologias ativas, Ensino superior, Saúde e Docente, utilizando-se o operador boleano AND. Encontrou-se 110 artigos, onde 57 foram selecionados para serem lidos, os títulos e resumos (1º filtro) resultando em 20 artigos, para serem lidos na íntegra (2º filtro) e por fim, contemplando 11 artigos que responderam à questão norteadora dessa revisão. O estudo destaca a importância das metodologias ativas nos cursos de saúde em instituições de ensino superior e mostram que as Metodologia Ativas ajudam a preparar os alunos para serem autônomos e prontos para desafios profissionais. Assim como, enfatiza a necessidade de mais estudos, especialmente quantitativos e experimentais, além de explorar outras plataformas e bases de dados para uma compreensão mais abrangente do tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.