Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O CICLO DA ÁGUA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113267
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6281
    "inscrito_id" => 16693
    "titulo" => "EXPLORANDO O CICLO DA ÁGUA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O projeto Ciclo da Água foi implementado com os alunos do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Julio Verne, no Rio de Janeiro para explorar os processos do ciclo hidrológico de forma lúdica e prática. O projeto tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre os alunos do 5° ano, por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem. A atividade principal consistiu em uma experiência, onde cada aluno preparou seu próprio experimento utilizando um saquinho plástico transparente exposto ao sol contendo água e anilina e outros materiais, simulando os processos de transpiração, evaporação e condensação. Os alunos puderam observar as mudanças do estado da água, tornando o conceito mais tangível. Complementando a experiência, os alunos utilizaram círculos de EVA, canetinhas, lápis de cor, tesouras, acetato e bailarina para criar modelos que representassem as etapas do ciclo da água, reforçando a aprendizagem por meio da construção de materiais didáticos próprios. Esses modelos foram exibidos em uma exposição na escola, permitindo que os alunos compartilhassem seu conhecimento com outros estudantes e professores. Antes da atividade experimental, realizamos uma sessão teórica onde discutimos o ciclo da água e suas etapas: evaporação, condensação, precipitação e infiltração. O uso de uma apostila Rio Educa e vídeos educativos contextualizou o tema, proporcionando uma compreensão mais ampla e significativa do ciclo hidrológico. Essa abordagem prática não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também promoveu o engajamento e a criatividade dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e integrado à vida cotidiana. O projeto Ciclo da Água demonstrou que o uso de metodologias ativas pode transformar a sala de aula em um ambiente de descoberta e experimentação contínua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16693_TB6281_13102024152129.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA MOREIRA CEZAR"
    "autor_nome_curto" => "Paula Cezar"
    "autor_email" => "paulla.m.cezar@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113267
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6281
    "inscrito_id" => 16693
    "titulo" => "EXPLORANDO O CICLO DA ÁGUA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O projeto Ciclo da Água foi implementado com os alunos do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Julio Verne, no Rio de Janeiro para explorar os processos do ciclo hidrológico de forma lúdica e prática. O projeto tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre os alunos do 5° ano, por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem. A atividade principal consistiu em uma experiência, onde cada aluno preparou seu próprio experimento utilizando um saquinho plástico transparente exposto ao sol contendo água e anilina e outros materiais, simulando os processos de transpiração, evaporação e condensação. Os alunos puderam observar as mudanças do estado da água, tornando o conceito mais tangível. Complementando a experiência, os alunos utilizaram círculos de EVA, canetinhas, lápis de cor, tesouras, acetato e bailarina para criar modelos que representassem as etapas do ciclo da água, reforçando a aprendizagem por meio da construção de materiais didáticos próprios. Esses modelos foram exibidos em uma exposição na escola, permitindo que os alunos compartilhassem seu conhecimento com outros estudantes e professores. Antes da atividade experimental, realizamos uma sessão teórica onde discutimos o ciclo da água e suas etapas: evaporação, condensação, precipitação e infiltração. O uso de uma apostila Rio Educa e vídeos educativos contextualizou o tema, proporcionando uma compreensão mais ampla e significativa do ciclo hidrológico. Essa abordagem prática não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também promoveu o engajamento e a criatividade dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e integrado à vida cotidiana. O projeto Ciclo da Água demonstrou que o uso de metodologias ativas pode transformar a sala de aula em um ambiente de descoberta e experimentação contínua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16693_TB6281_13102024152129.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA MOREIRA CEZAR"
    "autor_nome_curto" => "Paula Cezar"
    "autor_email" => "paulla.m.cezar@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto Ciclo da Água foi implementado com os alunos do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Julio Verne, no Rio de Janeiro para explorar os processos do ciclo hidrológico de forma lúdica e prática. O projeto tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre os alunos do 5° ano, por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem. A atividade principal consistiu em uma experiência, onde cada aluno preparou seu próprio experimento utilizando um saquinho plástico transparente exposto ao sol contendo água e anilina e outros materiais, simulando os processos de transpiração, evaporação e condensação. Os alunos puderam observar as mudanças do estado da água, tornando o conceito mais tangível. Complementando a experiência, os alunos utilizaram círculos de EVA, canetinhas, lápis de cor, tesouras, acetato e bailarina para criar modelos que representassem as etapas do ciclo da água, reforçando a aprendizagem por meio da construção de materiais didáticos próprios. Esses modelos foram exibidos em uma exposição na escola, permitindo que os alunos compartilhassem seu conhecimento com outros estudantes e professores. Antes da atividade experimental, realizamos uma sessão teórica onde discutimos o ciclo da água e suas etapas: evaporação, condensação, precipitação e infiltração. O uso de uma apostila Rio Educa e vídeos educativos contextualizou o tema, proporcionando uma compreensão mais ampla e significativa do ciclo hidrológico. Essa abordagem prática não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também promoveu o engajamento e a criatividade dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e integrado à vida cotidiana. O projeto Ciclo da Água demonstrou que o uso de metodologias ativas pode transformar a sala de aula em um ambiente de descoberta e experimentação contínua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.