Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOLOGIA SOCIAL NO ENCONTRO COM EDUCAÇÃO POPULAR: A CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE PROJETO DE VIDA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111448
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3629
    "inscrito_id" => 11752
    "titulo" => "PSICOLOGIA SOCIAL NO ENCONTRO COM EDUCAÇÃO POPULAR: A CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE PROJETO DE VIDA"
    "resumo" => "Apresentaremos a experiência de um coletivo formado por professora/psicóloga e graduandos em Psicologia de um projeto de pesquisa/extensão intitulado "Psicologia Sócio-Histórico-Cultural e Educação Popular: Entre redes e travessias" do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto visa construir ações que subsidiem cursos pré-vestibulares comunitários e/ou iniciativas voltadas para estudantes de camada popular com vistas à universidade. Atuamos através dos seguintes eixos: 1. Ações extensionistas em cursos pré-vestibulares comunitários; 2. Pesquisa com docentes da rede pública. Apresentaremos relatos de experiências da pesquisa com docentes e as contribuições da psicologia social para o contexto da educação popular. Embasamo-nos nos conceitos de dialogismo e alteridade (Mikhail Bakhtin), processos de desenvolvimento-aprendizagem, numa perspectiva sócio-cultural (Lev Vygotsky) e de educação como emancipação, voltadas para a educação popular (Paulo Freire). Foi realizada uma roda de conversa com professores da rede pública de ensino, com o intuito de conhecer suas experiências e desafios, pois entendemos que as ações e contribuições do campo da psicologia social precisam se dar a partir de relatos dos atores que vivenciam o cotidiano escolar. Pretendemos colocar em reflexão, a partir dos relatos trazidos, a disciplina sobre projeto de vida implementada no Novo Currículo do Ensino Médio e suas implicações para os docentes. As vivências compartilhadas no encontro dispararam indagações como: “Como construir uma disciplina sobre projeto de vida?” e “A ementa da disciplina ‘Projeto de vida’ é compatível com a trajetória e experiências de vida dos estudantes?”. Essas questões nos inspiraram na construção de uma oficina sobre a temática projeto de vida — com base no compartilhamento de narrativas sobre trajetórias e histórias de vida — que tem sido realizada com estudantes de escolas públicas e cursos pré-vestibulares comunitários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11752_TB3629_08042024233013.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA SCANZI VIANA"
    "autor_nome_curto" => "Livia Scanzi"
    "autor_email" => "scanzi.livia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111448
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3629
    "inscrito_id" => 11752
    "titulo" => "PSICOLOGIA SOCIAL NO ENCONTRO COM EDUCAÇÃO POPULAR: A CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE PROJETO DE VIDA"
    "resumo" => "Apresentaremos a experiência de um coletivo formado por professora/psicóloga e graduandos em Psicologia de um projeto de pesquisa/extensão intitulado "Psicologia Sócio-Histórico-Cultural e Educação Popular: Entre redes e travessias" do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto visa construir ações que subsidiem cursos pré-vestibulares comunitários e/ou iniciativas voltadas para estudantes de camada popular com vistas à universidade. Atuamos através dos seguintes eixos: 1. Ações extensionistas em cursos pré-vestibulares comunitários; 2. Pesquisa com docentes da rede pública. Apresentaremos relatos de experiências da pesquisa com docentes e as contribuições da psicologia social para o contexto da educação popular. Embasamo-nos nos conceitos de dialogismo e alteridade (Mikhail Bakhtin), processos de desenvolvimento-aprendizagem, numa perspectiva sócio-cultural (Lev Vygotsky) e de educação como emancipação, voltadas para a educação popular (Paulo Freire). Foi realizada uma roda de conversa com professores da rede pública de ensino, com o intuito de conhecer suas experiências e desafios, pois entendemos que as ações e contribuições do campo da psicologia social precisam se dar a partir de relatos dos atores que vivenciam o cotidiano escolar. Pretendemos colocar em reflexão, a partir dos relatos trazidos, a disciplina sobre projeto de vida implementada no Novo Currículo do Ensino Médio e suas implicações para os docentes. As vivências compartilhadas no encontro dispararam indagações como: “Como construir uma disciplina sobre projeto de vida?” e “A ementa da disciplina ‘Projeto de vida’ é compatível com a trajetória e experiências de vida dos estudantes?”. Essas questões nos inspiraram na construção de uma oficina sobre a temática projeto de vida — com base no compartilhamento de narrativas sobre trajetórias e histórias de vida — que tem sido realizada com estudantes de escolas públicas e cursos pré-vestibulares comunitários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11752_TB3629_08042024233013.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA SCANZI VIANA"
    "autor_nome_curto" => "Livia Scanzi"
    "autor_email" => "scanzi.livia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Apresentaremos a experiência de um coletivo formado por professora/psicóloga e graduandos em Psicologia de um projeto de pesquisa/extensão intitulado "Psicologia Sócio-Histórico-Cultural e Educação Popular: Entre redes e travessias" do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O projeto visa construir ações que subsidiem cursos pré-vestibulares comunitários e/ou iniciativas voltadas para estudantes de camada popular com vistas à universidade. Atuamos através dos seguintes eixos: 1. Ações extensionistas em cursos pré-vestibulares comunitários; 2. Pesquisa com docentes da rede pública. Apresentaremos relatos de experiências da pesquisa com docentes e as contribuições da psicologia social para o contexto da educação popular. Embasamo-nos nos conceitos de dialogismo e alteridade (Mikhail Bakhtin), processos de desenvolvimento-aprendizagem, numa perspectiva sócio-cultural (Lev Vygotsky) e de educação como emancipação, voltadas para a educação popular (Paulo Freire). Foi realizada uma roda de conversa com professores da rede pública de ensino, com o intuito de conhecer suas experiências e desafios, pois entendemos que as ações e contribuições do campo da psicologia social precisam se dar a partir de relatos dos atores que vivenciam o cotidiano escolar. Pretendemos colocar em reflexão, a partir dos relatos trazidos, a disciplina sobre projeto de vida implementada no Novo Currículo do Ensino Médio e suas implicações para os docentes. As vivências compartilhadas no encontro dispararam indagações como: “Como construir uma disciplina sobre projeto de vida?” e “A ementa da disciplina ‘Projeto de vida’ é compatível com a trajetória e experiências de vida dos estudantes?”. Essas questões nos inspiraram na construção de uma oficina sobre a temática projeto de vida — com base no compartilhamento de narrativas sobre trajetórias e histórias de vida — que tem sido realizada com estudantes de escolas públicas e cursos pré-vestibulares comunitários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.