CHALUH, Laura Noemi. Acompanhamento de professoras de berçário em início de carreira. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113236>. Acesso em: 25/12/2024 22:19
O objeto de estudo da pesquisa (em andamento) é o curso de formação “Professores em início da carreira docente: o trabalho pedagógico com os bebês” sob minha coordenação. Trata-se de uma proposta de formação oferecida para os professores dos Berçários I e Berçários II no início da carreira vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP que teve início no ano de 2023 (em continuidade). Objetiva-se compreender os processos de formação que favorecem o acompanhamento de professores em início da carreira oferecendo subsídios para refletir sobre o trabalho pedagógico nos berçários. A problemática da pesquisa é: Quais concepções e propostas formativas podem fundamentar a composição de políticas e/ou programas de acompanhamento de professores iniciantes na carreira e que possibilitam uma melhor inserção no contexto de trabalho e nas redes de ensino junto aos berçários? Trata-se de uma pesquisa narrativa de experiências do vivido, ancorada a uma concepção de ciência sustentada no referencial teórico bakhtiniano que propõe o cotejamento de dados como forma de interpretação. Para a composição do trabalho, apresento escritas produzidas no contexto do curso pelas professoras. Algumas análises preliminares dizem da necessidade de acolhimento e acompanhamento, de ter um espaço de diálogo e escuta; de ter um contexto de segurança onde pode-se dividir problemas comuns, de superar coletivamente os desafios fortalecendo a reflexão e o fazer docente.